Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Gramática aplicada (Hífen)

Gramática aplicada (Hífen)

Postado em 01/12/2010

Dando continuidade às dicas quinzenais de gramática iremos abordar o uso correto do hífen de acordo com as definições do novo acordo ortográfico. Esperamos que assim o pequeno traço (o hífen é odiado por muitos e utilizado corretamente por poucos), deixe de ser um assunto que provoque tantas dúvidas.  Você verá que tudo na verdade é uma questão de memorização.

Vejamos os principais critérios e regras que mais chamam a atenção em relação ao hífen: Ele não deve ser utilizado em palavras formadas de prefixos* (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas, exemplo:antessala, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível etc.

Em prefixos terminados por 'r', permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra a exemplo de: hiper-requisitado, inter-regional, super-racional etc. E não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução , antiaéreo, antiamericano e socioeconômico. Mas a regra não tem validade se a palavra seguinte iniciar com 'h' como: anti-herói, anti-higiênico e extra-humano.

Utiliza-se o hífen quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal, veja : anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ondas, micro-ônibus etc. Uma exceção é o prefixo 'co'. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal 'o', não utiliza-se o hífen.

O mesmo vale para palavras compostas que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição como: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa e parachoque. E deve ser utilizado nas palavras que contêm elemento de ligação, com acento próprio, e nas designam espécies botânicas e zoológicas: azul-escuro, médico-cirurgião, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, bem-te-vi etc.

REVISÃO DO USO CORRETO DO HÍFEN

Utiliza-se:

  • Com os prefixos AUTO, CONTRA e EXTRA, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar com “h”, “r”, “s” ou vogais: auto-adesivo, auto-hipnose, auto-retrato e auto-serviço
  • Com os  INFRA, INTRA, NEO e PROTO, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar com “h”, “r”, “s” ou vogais: infra-assinado, infra-renal, infra-som, proto-história.
  • Assim como nos PSEUDO, SEMI, SUPRA e ULTRA, se a palavra seguinte começar com “h”, “r”, “s” ou vogais: pseudo-artista, pseudo-representação, pseudo-sábio; semi-aberto, semi-alfabetizado; supra-sumo, ultra-aquecido,ultra-som, , ultra-sonografia .
  • Em HIPER, INTER e SUPER, se a palavra seguinte começar por “h” ou “r”:hiper-realismo, hiper-reativo, inter-humano e super-homem.
  • Com o prefixo SUB, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por “b” ou “r”: sub-base, sub-reitor. Mas se a palavra seguinte começar pela letra “H”, devemos escrever sem hífen: subepático e subumano.
  • Em palavras formadas por prefixos 'ex', 'vice', 'soto': ex-marido e vice-presidente;
  • Em palavras formadas por prefixos 'circum' e 'pan' + palavras iniciadas em vogal, M ou N: pan-americano;
  • Em palavras formadas com prefixos 'pré', 'pró' e 'pós' + palavras que tem significado próprio: pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação;
  • Em palavras formadas pelas palavras 'além', 'aquém', 'recém', 'sem': além-mar, além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto.

Não utilizar em:

  • Em locuções de qualquer tipo : cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc.
  • Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito e pé-de-meia.

Prefixo* :  Parte inicial de uma palavra; subpalavra encontrada no começo de outra palavra.

Até a próxima dica de gramática.

Equipe da Atual Card.

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sr.

    Diretor da Atualcard.

    Quais as medidas dos cartão de visita eu a prendi no curso do CorelDraw x4,

    ocartãom de vista o Professôr nos passou que é 9,0×5,0 quais as meddida certas para enviar para darcerto e imã de gekdeiras e folder ´10,0×14,0.

    Por favor precizo de trabalhar com o Sr.

    Eu ja avia feito um curso de gráfica do Corl x14.

    E estou fasendo um curso de aperfeiçoamento em Gráfica,

    desclpa-me deste trãstorno meu Amigo.

    Atenciosamente Antonio Bispo.

    Porto Alegr, 07-12-10.

    • Bom dia, Antonio.

      Todos os modelos dos arquivos, com tamanhos e margens de segurança estão disponíveis no site da loja para baixar. Você encontra o link “PADRÃO” quando seleciona o produto que deseja comprar. Basta clicar no link para baixar o arquivo padrão. Todas as artes devem ser feitas dentro desses arquivos.

      Se estiver interessado em enviar o seu currículo para a gráfica, favor entre em contato pelo telefone 41.3341-9508 para saber como proceder.

      Abraços e bons negócios.

  • Márcia disse:

    Olá, excelentes as iinformações sobre a gramática, fico muito grata em ver que ainda existe preocupação com a escrita correta.Párabens!!


Assuntos Relacionados

Como se prevenir para que os clientes não atrasem o seu pagamento

10 dicas para aumentar suas vendas!

5 Motivos para apostar em Marketplace