Home Marketing e Comunicação Você sabe iluminar uma arte?

Você sabe iluminar uma arte?

Postado em 27/04/2016

Você sabe iluminar uma arte?

Efeitos de luz são sempre muito utilizados nas criações de artes, mas é bom tomar cuidado, colocar um efeito “meia boca” no seu layout pode atrapalhar muito mais do que ajudar e dar um aspecto amador ao seu trabalho.

Luz e sombra estão em toda parte. Tudo que você vê, reflete a luz e consequentemente gera sombra. Visualmente, luz e sombra nos ajudam a dar sentido a aquilo que vemos e nos ajudam a compreender textura, dimensão e perspectiva. Para criação de um design rico e interfaces táteis a luz e sombra serão os seus aliados. Da mesma forma que artistas fizeram pinturas saltarem para fora da tela, você pode utilizar luz para dar profundidade aos seus desenhos e um maior interesse visual.

Os softwares gráficos que possibilitam a criação desses efeitos de iluminação são o CorelDraw, Illustrator e o mais utilizado pelos designers o Photoshop. O gradiente, brushes e levels, podem proporcionar esse efeito de iluminação na sua arte.

É muito difícil encontrar uma arte com o fundo plano, a maioria dos criadores utiliza o fundo em gradiente. Quando usamos esse efeito de uma forma suave podemos proporcionar um resultado de profundidade, trazendo assim mais vida na sua criação. Mas não exagere na mudança de tons, se não utilizado de forma correta parecerá amador e você pode perder todo o seu trabalho, então prefira gradientes entre tons próximos.

Com o uso do Photoshop você pode criar os seus próprios efeitos de iluminação, o programa possui diversas ferramentas e filtros específicos para essa função. Caso você prefira uma maneira mais pratica, existem centenas de brushes gratuitos com esses efeitos. O Levels Asjustment é outra maneira de controlar os níveis de luz, permitindo corrigir a faixa de tons, e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando níveis de intensidade das sombras, tons médios e realces da imagem.

Cada design tem um modo diferente de iluminar a sua arte, nem todos seguem o mesmo padrão, por isso use a sua criatividade, utilize esses efeitos na invenção do seu cartão de visitas, folder, panfletos, flyer e etc!

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Fidelização de clientes: 5 técnicas para aplicar ainda hoje!

Candidatos 2018: Dicas para abordar esses potenciais clientes

10 dicas para melhorar a sua linguagem corporal