Home Marketing e Comunicação Simbologia em publicidade

Simbologia em publicidade

Postado em 03/09/2010

Este parece ser um assunto um tanto quanto complicado. Bom, e é mesmo. Por isso, vamos tentar fazer com que ele fique bem simples. Mas, para isso, precisamos antes entender um pouco sobre o que é simbologia.

Por Alexandre Bigaiski

Simbologia é o estudo dos símbolos, que são elementos que representam algo. Por exemplo, uma placa redonda com uma letra “E” no meio, cortada, é um sinal de trânsito, um símbolo que indica “Não estacione”. Isso para simplificar, porque o assunto é bem mais complicado. Por exemplo, em Portugal as placas cortadas indicam permissão e não proibição como acontece aqui no Brasil. A cor azul é um símbolo de tranquilidade, a amarela de alegria, e assim por diante. Não vemos apenas a cor amarela, mas o que está por trás dela, o que ela representa para nós.

Fatalmente, algo que representa uma coisa pra mim pode representar outra para você. Mas existem alguns “padrões”, que coloquei entre aspas porque são padrões do tipo “a maioria das pessoas pensam isso sobre tal coisa em determinada cultura”. A maioria das pessoas pensa em alegria quando vê a cor amarela, apesar de ela poder representar riqueza, por exemplo.

Vamos para outro exemplo. As fontes. Os textos escritos com fontes grossas e retas representam masculinidade, força, vigor, segurança etc. As fontes finas e manuscritas representam feminilidade, sutileza, delicadeza, requinte e assim por diante. Na prática, você usa fontes grossas e retas para representar algo forte e vigoroso e fontes finas e manuscritas para representar sutileza e delicadeza. Não é necessário essa explicação estar escrita, as pessoas “percebem”, sentem, intuem, sabem que na cultura delas tal símbolo representa algo psicologicamente. Normalmente, isso acontece de forma inconsciente.

Por isso, a simbologia em publicidade é tão utilizada. Usam-se padrões de símbolos para que tal fonte, cor, forma etc. representem algo na cabeça do consumidor. É um estudo complexo, mas extremamente útil para quem trabalha com comunicação. O consumidor compra algo com o qual se identifica, e para se identificar com o produto ele precisa saber o que o produto representa para ele, e certamente ele usa (normalmente de forma inconsciente) os símbolos para obter essa informação.

Um assunto tão complexo não caberia em apenas um artigo, portanto apresentamos aqui somente o básico. E damos uma dica muito importante: estude bastante sobre simbologia. Com certeza isso te ajudará muito profissionalmente, o seu cliente terá um retorno de comunicação muito melhor e você terá muito mais conhecimento na área.

O que é simbologia para você? Você utiliza simbologia nos seus materiais? Conte um pouco sobre a sua experiência para nós.

Depois, leia mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ótima matéria! Devemos estar sempre atentos ao significado dos símbolos, cores e fontes, até mesmo para não cometermos nenhuma gafe.

  • Companhia do Panfleto disse:

    é uma boa dica! Sempre costumo usar simbologias, precisamos estar atentos mesmo nisto, se trata de uma mensagem subliminar nas propagandas e que tem mais poder do que imaginamos, pois vão no subconsciente do consumidor

  • Cleber disse:

    Mias uma excelente matéria, parabéns a vocês mais uma vez.
    Porém iainda não consegui relizar o desejo de me tornar um cliente Atual Card. Simplesmente devido ao frete para minha cidade que aumentou muito de um dia para o outro passando de R$ 11,09 pra 26,95
    Infelizmente nem todos os clientes podem esperar nós juntramos o pedido dele ao de outros clientes e fazer um único pdedido para reduzir o custo do frete.Espero compreensão por parte de vocês, como ja disse desejo poder te-los como parceiros buscando assim a excelência em meu trabalho e satisfação dos clientes. Pórem com o frete nesse valor infelizmente está difícil. Agurado uma solução Gato, Cleber Botelho

    • Olá Cleber.

      Agradecemos pelo seu interesse na Atual Card. Porém, os valores das transportadoras são definidos por elas, e não pela Atual Card.
      Sugerimos que você verifique se há um balcão de retirada perto da sua localidade, pois, nos balcões, você retira os produtos gratuitamente.
      A lista completa de balcões está neste link: http://www.atualcard.com.br/index/balcoes

      Abraços e bons negócios.

  • Julian-CS ® disse:

    ótima matéria, é sempre bom ter um certo estudo de simbologia, se não pode ocorrer gafes comprometedoras, como uma loja de móveis em minha cidade que tem por nome Ibirapuera – que em tupi significa Pau Podre, rsrs, loja de móveis? pau podre? kkkkk

    Valeu Atual Card, por mais uma matéria ótima !


Assuntos Relacionados

O que lembrar enquanto estiver fazendo o design de um cartão de visita

A criatividade nada mais é do que fazer conexões

Fidelização de clientes: 5 técnicas para aplicar ainda hoje!