Home Carreira e Mercado de trabalho Vamos conversar | Parte 3: Formas de decisão

Vamos conversar | Parte 3: Formas de decisão

Postado em 29/07/2010

Depois da parte 1 e da parte 2 da série “Vamos conversar”, nesta terceira parte vamos falar sobre formas de decisão. Agora, você conhecerá cada um delas e ver como funcionam.

Por Alexandre Bigaiski

Quando você está tentando vender algo a alguém, essa pessoa (ou várias pessoas) precisa tomar uma decisão. Comprar ou não comprar? Contratar ou não contratar? E é aí que entram as formas de decisão. Cada empresa tem a sua.

Primeiramente, você precisa saber se quem decidirá pela compra ou não do seu produto será a pessoa com quem você está conversando ou se outras pessoas estarão envolvidas no processo. Se for a pessoa com a qual você está conversando, fica mais fácil. Nesse caso, seria uma decisão autocrática. A pessoa que está a sua frente decidirá a compra, somente ela deverá ser convencida da compra ou da contratação.

Outro tipo é a decisão democrática, onde normalmente o resultado é decidido através de votos das pessoas envolvidas. A maioria dos votos vence. Nesse caso, você terá de convencer todas as pessoas ou, pelo menos, a maioria delas.

Na decisão por arbitragem uma terceira pessoa decidirá a questão. Por exemplo, você está conversando com o diretor de marketing, entretanto quem decide o final da história é o presidente da empresa. Então, será solicitada a presença dele para a decisão final. Mas preste atenção, convencendo o diretor de marketing, será mais fácil. Pois, ele mesmo, que já conhece o presidente da empresa, tentará o convencer a comprar o seu produto. Claro, se ele gostar do seu produto e estiver sido convencido por você. Essa forma de decisão possivelmente até o ajude, pois você terá o apoio do diretor de marketing da empresa.

E, finalmente, temos a decisão por consenso, que é a mais difícil de ser resolvida, caso o número de envolvidos seja grande. É uma decisão que é tomada com a concordância de todos os membros, por isso ela é difícil. Na decisão por consenso você terá de convencer todos a optarem pela compra do seu produto ou contratação do seu serviço, diferentemente da decisão democrática, onde você deverá convencer somente a maioria.

Conheça o seu cliente ou futuro cliente. Saiba que tipo de decisão é aplicado no caso dele ou de sua empresa. Isso irá ajudá-lo a preparar a reunião. Mais adiante, nessa série, vamos abordar os tipos de pessoas que têm o poder de decisão, para aprofundar um pouco mais o assunto. Conhecer cada uma delas é extremamente importante.

E para terminar, vamos falar sobre a importância do outro. Existe uma lenda em que um rei, perto da morte, ofereceu um prêmio à pessoa que respondesse a essas três questões corretamente:

  1. Qual é o momento mais importante da vida?
  2. Quem é a pessoa mais importante do mundo?
  3. Qual é a coisa mais importante a ser feita?

Ganhou o prêmio um jovem que respondeu:

  1. O momento mais importante da vida é o agora.
  2. A pessoa mais importante do mundo é a pessoa que está a sua frente.
  3. A coisa mais importante a ser feita é dar atenção, respeito e tratar com dignidade essa pessoa.

Então, pense nessa lenda quando estiver conversando com alguém. Certamente será muito útil. Nunca se esqueça desta lição.

O que você achou do artigo? Tem alguma experiência para dividir com a gente? Use o formulário de comentários e compartilhe o seu dia-a-dia como vendedor. Gostaríamos muito de conhecer a sua história.

Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Waldir Monteiro disse:

    bom dia !

    qual a diferença entre cartao 4×0 4×1 4×4

    • Olá Waldir.

      O cartão 4×0 é aquele que tem as quatro cores primárias na frente do produto (CMYK: Cian, magenta, amarelo e preto) e nenhuma cor no verso.
      O cartão 4×1 é o cartão que tem as quatro cores na frente e uma atrás. No nosso caso, o preto ou tons de cinza.
      O cartão 4×4 possui as quatro cores tanto na frente como no verso.

      Para mais detalhes sobre esse assunto, acesse este link em nossa página de Ajuda e Instruções: http://ajuda.atualcard.com.br/4×0-4×1-e-4×4.html.

      Abraços e bons negócios.

  • Valdir A. Santos disse:

    Voces fazem parasol para veículos?
    Estamos presisando com urgencia
    nos envie orçamento de 100 unid.
    pra esse mesmo e-mail
    Obrigado.

    • Olá Valdir.

      Até o momento não trabalhamos com este tipo de produto. Mas vamos guardar a sua sugestão. Obrigado.

      Abraços e bons negócios.


Assuntos Relacionados

Como é Feito O Cartão de Crédito

O que evitar em um folder

Vamos conversar | Parte 2: O exame das expectativas