Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Vamos conversar | Parte 6: A primeira impressão é a que fica

Vamos conversar | Parte 6: A primeira impressão é a que fica

Postado em 15/10/2010

Esse artigo faz parte da série “Vamos Conversar”, do blog da Atual Card. Se você não leu os artigos anteriores, aproveite para ler.

Você já deve ter ouvido essa frase muitas vezes. E ela não é falada somente “da boca para fora”. É uma realidade. Faz parte do ser humano. Nunca se esqueça de levar isso em conta quando for fazer contato com alguém.

Por Alexandre Bigaiski

Algumas pessoas imaginavam, desconfiavam, e algumas já sabiam que a aparência é um item fundamental no que diz respeito aos contatos sociais. Se você deseja que alguém tenha uma boa impressão sua, você terá de se cuidar. Terá de prestar atenção em vários itens que, a princípio, podem parecer sem importância. Mas que, para o inconsciente humano, são de extrema importância.

Mas, por que a primeira impressão é a que fica? Porque o ser humano, naturalmente, julga as pessoas nos primeiros segundos de contato. Julgam pela sua roupa, seu modo de andar, os acessórios que usa, como arrumou (ou não) o cabelo, entre outros.

Então, existe maneira de modificar essa primeira impressão? Não. Na verdade, vamos dizer que é muito difícil, praticamente impossível. Porque quando alguém julga uma pessoa de determinada forma, é muito difícil mudar o pensamento sobre tal julgamento. Se alguém não gostou de você da primeira vez, dificilmente entrará em contato novamente, a não ser que seja obrigado a isso. Por isso mesmo, não há tempo para que a pessoa te conheça melhor e mude essa primeira impressão que ela teve.

Preste atenção na seguinte afirmação: “As pessoas de boa aparência tendem a ser avaliadas como sendo dotadas de mais inteligência, competência e simpatia, mesmo que isso não seja necessariamente verdade” (Citação do livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica). Por mais que pareça bobagem para você, considere isso sempre que quiser fazer contato com alguém.

Existem algumas dicas importantes sobre abordagem que você pode seguir para causar uma boa impressão a alguém.

  1. Espere o momento ideal. Por exemplo, aproxime-se da pessoa quando ela estiver sozinha e não envolvida em outra conversa.
  1. Observe os sinais de interesse. De nada adianta você ir falar com alguém se ele não tiver interesse no que você tem a dizer. Então, perceba se a pessoa te recebe com um leve sorriso, se descruza os braços, entre outros. Esses sinais indicam que você é bem-vindo.
  1. Comece a conversa. Ao se aproximar da pessoa com quem quer falar, sorria e comece a falar. Não se preocupe muito com o conteúdo da fala, pesquisas indicam que as primeiras frases são pouco importantes para quem está ouvindo. Mas claro, as frases não podem ser fora de propósito.
  1. Evite comentários negativos. Não precisa falar nada genial ou brilhante, mas tente não fazer comentários negativos ou queixosos. As pessoas costumam se fechar para este tipo de comentário.

Para começar a conversa, existem basicamente dois tipos de assuntos:

  1. A situação na qual vocês se encontram. Pode ser uma festa, um evento empresarial etc.
  1. A outra pessoa em questão. Quem é ela, o que ela faz, como se sente em relação ao evento etc.

E você pode começar a conversa de três maneiras, basicamente:

  1. Fazendo uma pergunta.
  2. Dando uma opinião.
  3. Comentando um fato.

Nunca se esqueça de que a primeira impressão é extremamente importante. Seguindo essas dicas, você terá melhores relacionamentos interpessoais e, certamente, mais oportunidades de negócios e amizades. Descruze os braços e mãos à obra! Vamos conversar!

Gostou do nosso artigo? Faça um comentário para nós e diga como você se comporta nas relações de negócios.

Depois, leia mais artigos do nosso blog.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • MK disse:

    interessante o artigo, mas recomendo o livro negro do networking, de jefrey gitomer. e seus outro livros tb.

    são muitos bons, e mudou radicalmente minha forma de abordagem.

  • Bom dia,

    Fujindo um pouco do foco do assunto gostaria de fazer uma pergunta,

    em minha empresa foi adquirido MAC’S para edição criacão etc.

    Porem, não existe Corel Draw para Mac OS, sendo assim estou migrando

    meu trabalho 100% para o Suite da Adobe.

    Com base nisto minha pergunta é:

    Porque ainda as maiorias das gráficas e empresas do ramo ainda não aceitam arquivos Illustrator, que, na minha opinião possui muito mais recursos ?

  • taylor disse:

    Gostaria de repressentar vcs na minha região sou do interior de são paulo cidade de serra negra do circuito das águas total de 10 cidade na região.

    ja trabalho como design gráfico e muitos empresários me pedem impressos gráfico.

    O que a gente poderia fazer.

    Fico no aguardo obrigado.

    • Bom dia, Taylor.

      Para trabalhar com a gente é muito fácil. Basta você se cadastrar em nosso site, neste link: http://atualcard.com.br/usuario/cadastro

      Inclusive, assim que você realizar o cadastro, receberá em casa um kit de amostras grátis dos nossos produtos.
      Para conhecer o processo de montagem e fechamento de arquivos para a Atual Card, você deve ler a nossa página de Ajuda e Instruções: http://ajuda.atualcard.com.br/

      Abraços e bons negócios.

  • qria refazer meus cartões mas , o meu funcionário q sabia mandar o arquivo saiu, como faço pq só qro trocar um e-mail no cartão e fazer 2.000 unidades ele tem uma arara preto axo q fosco e é frente e verso com verniz localizado em algumas partes. aguardo resposta.obg.

    • Olá.

      Você deve alterar o que deseja no arquivo e enviá-lo novamente para a gráfica. Provavelmente, a pessoa que fez o material para você deixou o arquivo original. Se precisar de informações adicionais, você pode acessar a nossa página de Ajuda e Instruções: http://ajuda.atualcard.com.br/

      Abraços e bom trabalho.


Assuntos Relacionados

O que vender para lojas de tecnologia.

Decoração de eventos corporativos: quais materiais gráficos utilizar?

Aumentando seu ticket médio