Para obter sucesso em qualquer negócio é imprescindível que o processo de prospecção de clientes seja muito bem estruturado. Mas você já reparou que essa ação está cada vez mais difícil?
Estamos vivendo em um novo cenário econômico, onde precisamos “penar” para aumentar as vendas, e muitas pessoas ainda se sentem inseguros na hora de prospectar clientes. Isso porque a competitividade está absurda e algumas técnicas que eram utilizadas hoje já não têm mais o mesmo efeito. Por isso é preciso se atualizar constantemente e buscar novos diferenciais competitivos.
Se você é um vendedor, revendedor gráfico ou um empresário e deseja acompanhar os novos tempos, deve sempre ir em busca de novos clientes. E para tornar a sua tarefa mais tranquila, separamos algumas dicas de prospecção de clientes, que se você colocar em prática conseguirá melhores resultados financeiros, mais motivação e produtividade.
Atirar para todos os lados não é a forma mais eficaz de prospecção. Para atrair o cliente ideal é necessário que você entenda quem são essas pessoas.
Agora você pode estar se perguntando "como começar"? O ponto de partida é ouvir seus clientes, indo atrás de quem já comprou com você. Se você tem um cadastro com telefone, e-mail, endereço, melhor ainda. Se não, crie isso agora mesmo. Para lhe auxiliar leia o texto que escrevemos sobre como montar uma carteira de clientes de forma eficaz!
Agora verifique o que esses clientes têm em comum? Como você pode ajudar esses clientes com o seu trabalho? Que tipo de assunto irá despertar o interesse dele? Qual atividade mais comum que ele realiza? Que tipo de informação e em quais veículos ele as busca? Quem influencia essas decisões?
Essas perguntas são apenas a base do seu relatório. Você pode adicionar o que achar mais relevante, lembrando sempre que a melhor forma de coletar essas respostas é por meio de pesquisa. Envie o questionário por e-mail, entregue pessoalmente quando o cliente terminar a compra, ou até mesmo converse informalmente. Esse é o momento em que ele estará mais disposto a responder a pesquisa.
Não se esqueça de colocar tudo o que coletou em uma planilha. Compare os resultados e com esse histórico você irá conseguir traçar o perfil do cliente ideal. Agora é só prospectar novos clientes com esse perfil. Muito mais fácil, não?
Já viu dinheiro cair do céu? Eu não. O mesmo vale para novos clientes. Então, para aumentar a sua carteira de clientes, é preciso pôr a mão na massa. A internet pode ser uma importante aliada nesse processo. A pesquisa concluiu que seus clientes estão em uma determinada rede social? Então crie assuntos relevantes nesse canal e mostre que você domina o assunto e que o seu serviço pode ajudar a aumentar o faturamento do seu cliente.
Mas vá além das redes sociais. Participe de feiras de negócio, faça cursos, vá a eventos, frequente festas, clubes, igreja... Olhe a sua volta! Muitas vezes, o melhor cliente possível está na banquinha da esquina da sua casa e você ainda não viu porque não parou para observar.
Recebeu um retorno negativo do seu prospect? Calma, não desista! Pode ser que agora ele não queira o seu serviço, mas daqui a um tempo seja necessário. Por isso, crie uma estratégia de comunicação para ele e preocupe-se em fortalecer o relacionamento com conteúdos relevantes para empresa dele antes de fazer mais uma abordagem de venda.
No fim das contas, o que todos querem é se sentir valorizados, e o segredo aqui é mostrar que você se importa com seus clientes.
A organização das palavras de maneira inteligente e planejada na hora da prospecção pode gerar resultados incríveis! Por isso, ter um script com as respostas aos principais questionamentos do seu público é fundamental.
Tenha algumas respostas prontas para quando o prospect responder “Sim, tenho interesse”, “agora não é um bom momento” “não é um bom momento, já compro de outra empresa” e “não tenho interesse”.
Lembre-se que as melhores respostas podem gerar os efeitos que você pretende alcançar, retendo clientes conquistando novos. Então, planeje muito bem as suas respostas.
Provavelmente algum amigo seu tem uma empresa ou um conhecido que você possa vender. Por isso, peça indicações! Converse com seus melhores clientes e peça gentilmente que eles indiquem seu serviço. Essa é uma maneira fácil, barata e extremamente positiva de angariar novos clientes.
Coloque essas abordagens em prática sempre que possível, mantendo a chama da prospecção acesa e buscando sempre novos clientes.
Espero que tenha gostado do texto! Lembre-se que a Atual Card estará sempre à sua disposição, cuidando com carinho da produção dos seus materiais gráficos e deixando um maior tempo para você conquistar cada vez mais clientes.
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Até a próxima!
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