Home Técnicas de Venda 6 Tradições que não podem faltar na sua Festa Junina

6 Tradições que não podem faltar na sua Festa Junina

Postado em 16/06/2014

6 Tradições que não podem faltar na sua Festa Junina

Você já separou o chapéu de palha e o seu vestido xadrez? Já pensou no cardápio para sua festa junina e até mesmo já sabe como ela teve início. Mas você conhece todos os significados das tradições desse evento? Caso a sua resposta seja não, confira.

As fogueiras de São João, ou apenas fogueiras

Inicialmente eram usadas em tradições pagãs, onde era comemorado o solstício de verão. Depois, durante o período de cristianização na Idade Média, a fogueira passou a ser um elemento da festa de São João Batista.

Os balões

Primeiro vale lembrar que no Brasil eles estão proibidos por lei. Mas, sua origem vem de Portugal. Onde na cidade do Porto eram soltos cinco balões para começar a festa de São João.

Fogos de artifício

Muitos dizem que eles foram acrescentados na festa para despertar São João, aproveitando o mesmo costume que Portugal em soltar fogos. No Brasil, o destaque fica a região nordeste, sempre muito lembrada pelos fogos durante a festa.

O Mastro de São João

Esse costume também veio de Portugal, onde em um mastro são colocadas três bandeirinhas na ponta superior, onde cada uma representa um santo católico. Sendo eles: São João, São Pedro e Santo Antônio.

A quadrilha

Adaptada de uma dança feita por camponeses na Idade Média, ela veio para o Brasil no século XIX. Normalmente a letra da música contém cenas engraçadas da vida rural brasileira. Mas, as letras podem ser bem distintas entre cada estado.

Quermesse

São as festas realizadas por igrejas ou empresas, festas que se tornam tradicionais por sua frequência todos os anos. Possuem tudo, música, comida, fogueira e brincadeiras.

Gostou da nossa série? Então, escreva para o nosso blog e conte como será a sua Festa Junina.

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

5 dicas de como criar um bom portfólio

Vamos Conversar | Parte 9: Estabelecendo os limites

Venha conferir o nosso Menu!