Artigo originalmente divulgado no blog Designzzz. Se preferir, leia o artigo original, em inglês.
O cartão de visita é provavelmente a ferramenta de mídia mais importante que uma empresa ou profissional podem ter. Como dizem no mundo dos negócios “O cartão de visita é o melhor amigo de um empresário ou profissional”.
Traduzido e adaptado por Alexandre Bigaiski
O cartão de visita pode ser distribuído de inúmeras formas: entregue pessoalmente nas mãos da outra pessoa, colocados em cartas, e a lista ainda é bem longa.
Dica: Antes de você começar a fazer o design de um cartão de visita, analise vários deles. Isso o ajudará em sua criatividade e você saberá como vários outros designers estão realizando o trabalho.
O seu cliente dificilmente poderá transmitir a você aspectos técnicos sobre o design do cartão de visita. Então, você terá de perguntar, e muito! Pergunte ao seu cliente tudo o que você realmente precisa saber. Até mesmo detalhes que você julgue de importância menor, no futuro serão importantes.
Aqui está o que você precisa saber antes de realizar o trabalho:
Se você julgar que alguns aspectos do cartão de visita que o seu cliente decidiu não estão de acordo com a empresa dele e/ou com o tipo de negócio, sinta-se livre para conversar com ele sobre as mudanças que você julga serem necessárias. Mas lembre-se, o seu trabalho é fazer com que as decisões DELE sejam boas.
Aqui estão algumas coisas que você precisa saber primeiro.
Normalmente, um cartão de visita comum tem 9 x 5 cm. Mas você tem várias opções de tamanhos ou acabamentos que podem dar mais sofisticação ao material. Por exemplo, a Atual Card também produz cartões de visita em PVC branco e transparente. Imagine o impacto que um cartão de visita em PVC transparente causa no seu cliente e nos clientes dele! Além disso, ainda existem opções de cortes diferenciados.
Na verdade, existem cartões de visita de todos os tamanhos e formatos, incluindo:
Antes de você começar o projeto, faça a seguinte checklist:
Até agora, vimos a parte teórica da questão. Agora, vamos para a prática. Todo mundo quer que o seu cartão de visita se destaque dos outros. Este é o trabalho de um designer. Somente usando as cores e fontes certas poderá fazer uma grande diferença.
Use as cores o quanto quiser. Mas isso não quer dizer que você deva colocar todas as cores no seu material. A manipulação de cores pode ser uma das partes mais difíceis no design de um cartão de visita.
Se você quer fazer com que o seu cartão brilhe, use as cores preto e vermelho. Os cartões com cor preta não são utilizáveis para qualquer situação, mas se puder usar essas cores, elas funcionarão como mágica.
Usar a cor vermelha pode ser um excelente truque. Por exemplo, um cartão de visita de um repórter que usa a cor vermelha sólida no canto do cartão com a palavra “IMPRENSA” escrita nele, dará a ideia de exclamação.
Fontes grossas ou em negrito são utilizadas apenas quando se usam uma ou duas palavras, enquanto algumas fontes “místicas” são bem aplicadas em slogans. De qualquer forma, não se devem utilizar fontes grossas para cartões de visita de mulheres.
Leia com atenção!
Fazer com que o seu cliente seja sincero é uma arte. Todas as pessoas bem sucedidas já aprenderam a fazer isso. E você também deve aprender.
Sabe quando você está em uma festa, por exemplo, e o anfitrião chega perto de você e pergunta pessoalmente se você está gostando da festa? Faça com que o seu cliente sinta-se importante e pegue as tarefas dele como se fossem suas, e não simplesmente fale que é importante que ele esteja fazendo negócios com você.
A melhor, mais fácil e mais econômica forma é dar ideias a ele. Por exemplo, diga a ele que um cartão de visita ruim é simplesmente jogado no lixo.
Por que não coloca atrás do cartão alguma frase, a missão da empresa? Para um cartão de visita de uma empresa relacionada à alimentação, por exemplo, uma receita atrás do cartão de visita é uma boa ideia. As pessoas que pegarem o cartão têm, então, um motivo para guardá-lo.
Talvez, o seu cliente não goste de uma ideia sua, mas ele vai perceber que você dá valor à empresa dele. E isso é tudo o que você precisa.
Você não precisa fazer só aqueles cartões de visita de tamanho padrão. Um cartão de visita pode ter a forma do produto que está sendo vendido, por exemplo. Se for uma loja de roupas, que tal um cartão de visita em forma de camiseta? O seu cliente é dono de uma loja de perfumes? Que tal fazer um cartão de visita com a forma de um frasco bem bonito?
Existe um livro didático para aprender a tocar piano. No final de 400 páginas de regras está escrito:
“Agora que você aprendeu todas as regras para tocar piano, SE ESQUEÇA DE TODAS ELAS. Você não deve tocar piano pelas regras, mas sim pelo seu coração”.
Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br
Este artigo foi baseado no original “Business Card Part 1 – Things to remember while designing a business card”, do blog Designzzz. O artigo original é escrito em inglês.
Tags:Cartão de visita, cartões de visita, Comunicação, Corel Draw, Criação, design, diálogo, dicas, Marketing, propaganda, Publicidade, técnicas de vendas, vendedor, vendedores
Mais uma vez venho aqui parabenizar a equipe da Atual Card pela excelente matéria, dicas precisoas, coisas que até sabemos, mas acabamos deixando de praticar no dia-a-dia.
Gostaria também de agradecer pelas amostras gratuitas que chegaram dentro do prazo, mas aproveito também para levantar uma outra questão.
PORQUE O FRETE PHB EXPRESS (o unico viável para trabalho porque entrega 48h) AUMENTOU TANTO??? Para minha cidade SALVADOR 41.181-045 PASSOU DE de R$ 11,09 PARA R$ 26,95 MAIS DE 100% DE AUMENTO encarecendo muito o custo para mim que pretendia comecar a fazer cartões com a Ataual Card ainda esse mês.
Espero que vocês possam rever essse aumento que foi muito grande.
Grato pela compreensão
Agurado resposta,
Cleber Botelho
Bom dia, Cleber.
Agradecemos muito pelos elogios e esperamos que continue sendo um leitor do nosso blog.
A empresa PHB Express é uma empresa totalmente independente da Atual Card, não temos acesso e nem controle sobre as questões deles, nem sobre os valores praticados por eles. Mas o seu comentário está aqui registrado.
Abraços e bons negócios.
Parabéns à Atualcard por nos orientar visto que o design em todos os setores está se tornando cada vez mais dinâmico e requer dos profissionais de criação sempre atualização. Só acrescentando à matéria, um outro detalhe importante na criação é saber quem é seu cliente e quem são os seus concorrentes para que a peça gráfica criada seja diferenciada.
abraços à todos!
… Tudo o que acima foi citado funciona realmente, e na prática é assim mesmo! Parabéns a equipe da Atualcard, por essas dicas, elas fazem a maior diferença na hora de vender, criar e mostrar ao cliente que o cartão de visita é a porta para sua empresa no mundo dos negócios, saindo na frente dos concorrentes.
Agradecemos a todos os elogios. Pessoal, vocês são muito bacanas. Aproveitamos para desejar Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Grande abraço.
Feliz Natal e Ótimo Ano Novo a todos. Continuem nos informando especialmente o que “rola” nos grandes centros gráficos mundiais
para que tenhamos ferramentas e fazermos a diferença!
Boa tarde, Paulo.
Agradecemos muitos os seus elogios e avisamos que vamos sim continuar postando muitos mais dicas para nos aperfeiçoarmos cada vez mais.
Abraços e bons negócios.
Maravilhoso, eu estava precisando muito ler isto, esclarecedor, uma dose cavalar de ânimo. Obrigado,Daniela.
Boa tarde, Meu cliente quer fazer cartões de visita com tamanho de 8×4,5cm, gostaria de saber como devo proceder e saber também seu o valor muda com o tamanho diferenciado.
Obrigado.
Olá Roberto.
Se o tamanho do seu material for diferenciado, você deverá enviar a faca deste produto, que definirá o seu formato e especificar este item no momento da compra do produto em nosso site. Você também deve selecionar o acabamento adequado.
Abraços e bons negócios.
A atual card trabalha tipos de cortes criativos como o da camiseta que voce mencionou?
Bom dia, Michel.
Normalmente, você pode fazer qualquer tipo de corte em seus materiais. Para tanto, você deve enviar a faca junto com o arquivo e, no momento da compra, selecionar a opção de acabamento. Você pode também mencionar nas observações que o seu arquivo contém faca.
Abraços e bons negócios.
Otimo trabalho continue assim.
Bom dia….queria parabeniza pelas dicas q vcs postam para nós e eh de grande ajuda…não deixem de continua deixando dicas eh importante para nós..Abraços
Oi. quero parabenizar toda a equipeda ATUAL CARD pelo belo trabalho, pontualidade, organização e atendimento,
e também por estas matérias, isso ajuda bastante no nosso serviço, abre horizontes para nossa criatividade.
Estamos gostando desta parceria.
E preciso de um favor, se possível enviar para a Empresa uns modelos de cartões de visita diferentes, em cortes, impressos, tipo um portfolio de produtos. Desde ja agradeço a atenção
Erwin Dietrich
RIO DO SUL. SC
Boa tarde, Erwin.
Obrigado pelos elogios. Sobre a sua solicitação, nós não trabalhamos com portfólio, mas temos um kit de amostras adicionais:
http://atualcard.com.br/info/amostras-adicionais-1un-/343.htm
Temos também um produto com vários modelos de materiais, o Book e o DVD Card:
http://atualcard.com.br/produtos/book-card-e-dvd-card/103.htm
Abraços e bons negócios.
Muito interessante e muito edificante para a confecção deste material. Adorei as dicas.
Bom dia pessoal. É uma das primeiras vezes que entro e comento o blog da Atual Card e gostaria de parabenizá-los pelo belo trabalho. Sou iniciante como designer | publicitário e estou no aguardo do resultado do primeiro trabalho que fiz com a Atual Card. Sendo assim, se a qualidade do material impresso for compatível com os trabalhos e acompanhamentos de mídia, certamente seremos grandes parceiros num breve futuro!! abraços a todos..
Parabéns concerteza concordo com vcs… o cartão de visita é o carro chefe de um empreendedor.
Intuição e negócios combinam?
Placas informativas
Logo dos sonhos em 9 dicas