A Gráfica Atual Card está sempre oferecendo produtos novos para os clientes. Agora é a vez dos Cardápios. E nada melhor para comemorar mais este incrível produto do que publicarmos um artigo especial sobre ele.
Você sabia que todos os detalhes de um cardápio influenciam na escolha dos pratos pelos clientes? Desde o layout até a tipografia utilizada, as cores, as fotografias, posição dos pratos na lista, a forma como os preços estão escritos. Vamos falar um pouco sobre cada um destes itens para que você faça o design de ótimos cardápios para os seus atuais e futuros clientes.
Veja abaixo dois exemplos de cardápios. Em qual dos restaurantes você preferiria almoçar? No que tem um cardápio com o design parecido com o da esquerda ou com o da direita?
Isso prova o quanto o design de um cardápio é importante para a decisão do cliente.
Lembre-se de que tudo, antes, deve ser analisado. Qual é o tipo de cliente? Ou melhor, qual o tipo de estabelecimento de refeição que ele possui? É fast food? Comida italiana, francesa, mexicana, tailandesa, japonesa...? É uma lanchonete? Um bistrô? Cada tipo de restaurante ou lanchonete tem a sua atmosfera, e essa atmosfera deve estar presente no cardápio, assim como em outros itens que levam a identidade visual da empresa
A forma como os itens estão dispostos em um cardápio é de suma importância. Você não pode fazer um layout muito poluído para um restaurante francês, por exemplo. Tem que ser algo mais “clean”, mais limpo, com cores mais sóbrias e imagens de pratos sofisticados. Um restaurante ou lanchonete que venda alimentos mais “pesados” pode ter um layout mais “pesado” também. Mas aí também vai depender da atmosfera que o restaurante quer transmitir aos clientes.
Fast food combina mais com fontes retas, sem serifas, porque combina com uma vida mais moderna, mais rápida. Restaurantes sofisticados combinam mais com fontes igualmente sofisticadas, as fontes com serifa são uma boa opção. Podemos até utilizar fontes manuscritas, mas com o devido cuidado para que as letras possam ser lidas. Nada mais chato do que pegar um cardápio para escolher o seu prato e ter de usar óculos para ler.
Sabemos que as cores que mais despertam a fome são o amarelo e o vermelho. Tá certo. Mas parece que essas cores combinam mais com fast food. Já pensou se você vai a um restaurante mais sofisticado e o cardápio é inteiro amarelo e vermelho? Se essas forem as cores da identidade visual do restaurante, tudo bem. Mas, normalmente, não é o caso.
As cores da identidade visual do estabelecimento podem (e pode ser uma boa ideia) estar no cardápio, mas de forma controlada e equilibrada. Não é porque o nome do restaurante francês é em vermelho que você vai utilizar vermelho em todo o cardápio. O importante é ter equilíbrio e discernimento.
Se o cardápio tiver fotos, procure utilizar apenas fotos com ótima qualidade, com cores bem definidas, bonitas e vivas. É importante que o prato esteja bem bonito para despertar a fome do cliente e para que ele se disponha a pagar mais por ele.
Item muito importante. Uma pesquisa na área de Neuromarketing mostrou que quando os preços são colocados sem vírgula (ao contrário de “R$ 22,30”, por exemplo) e sem a cifra (R$), o cliente tem a sensação de que o valor do prato não é um valor monetário, e sim o quanto vale saborear aquele prato. Desta forma, os preços dos produtos poderiam ficar assim:
Bife à Parmegiana 36 Sushi 28 Spaguetti à Bolonhesa 14 Nhoque ao Sugo 15
Outro item também importante. Se o estabelecimento tem um prato exclusivo, coloque-o em destaque no cardápio. Isso já mostra que o estabelecimento tem um prato que é só dele. Uma exclusividade ou uma especialidade. Diferencial é um dos principais itens em qualquer tipo de negócio.
Se o local tem vários tipos de pratos como almoço, lanches, sucos, vinhos etc., divida estes tipos de itens em um layout adequado, não misture as coisas. Cada tipo de prato deve estar um local específico, e este local deve estar totalmente legível. O cliente tem de achar aquilo que quer com facilidade e rapidez.
Gostou das dicas? Como o produto Cardápios é novo na Atual Card, quaisquer novidades e dicas sobre este produto serão publicadas aqui no blog. Se tiver uma dica adicional, envie para nós no campo de comentários.
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card | www.atuacard.com.br
Tags:cardápios, design, dicas, Marketing, Publicidade
gostei do cardapio mas deveria ter verniz
Olá Rosane.
A cada dia estamos disponibilizando produtos novos e melhoras nos mesmos. Vamos passar a sua sugestão para a gerência e, qualquer novidade, avisaremos.
Abraços e bons negócios.
Sim! colocar uma opção de venda com verniz, especialmente com verniz localizado, seria uma ótima opção.
Por se tratar de um material que o cliente/ consumidor pega nas mãos, é interessante poder trabalhar com essa alteração de textura do papel e um aliado para destacar partes do cardápio.
Ficaremos no aguardo! Abraços.
Olá pessoal da Avante.
Agradecemos por seu comentário em nosso blog e pela sugestão. Já estamos analisando a possibilidade de aplicação de verniz nos cardápios.
Qualquer novidade, avisaremos. Estamos também ansiosos.
Abraços e bom dia.
eu gostaria de modelos para que fosse apenas editado e enviado para vocês.
Olá, Jean.
Todos os produtos têm modelos para baixar do site. São padrões nos quais você faz a sua arte e envia para a gráfica imprimir.
Você faz a sua arte da forma que desejar.
Abraços e bons negócios.
Gostei muito da matéria, mas gostaria de obter uma mostra de todos os cardapios para ter uma ideia de gramatura, resistencia do material, . E quanto custaria este mostruário qua acredito facilitar muito a escolha certa para cada situação conforme os tópicos acima explicam.
Obrigado parabens.
Olá, Tony.
Você pode ver todas as opções do produto Cardápios em nosso site – http://www.atualcard.com.br. Clique em Cardápios, localizado no menu esquerdo do site e escolha aquele que mais se encaixa em suas necessidades. Sobre as amostras, você pode adquirir um kit adicional através deste link: http://atualcard.com.br/info/amostras-adicionais-….
Obrigado e bons negócios.
Gostaria se possivel um mostruário e saber custo do mesmo.
Olá, Tony.
Quando você realiza o cadastro em nosso site, você recebe em casa gratuitamente um mostruário. Caso você já tenha cadastro e já recebeu o seu, pode solicitar outro a qualquer momento. Acesse o link para adquirir o produto: http://atualcard.com.br/info/amostras-adicionais-….
Obrigado e bom dia.
Olá Luiz
Caso tenha ocorrido alguma adversidade com seu material por gentileza entre em contato conosco. http://atualcard.com.br/index/contato
Att.
Equipe Atual Card
Eu gostaria de um mostruario somente com cardápios
pois iria facilitar muito o meu trabalho na hr da venda
obrigado
Olá Alex
Assim que você conclui o cadastro em nosso site, automaticamente é liberado um kit de amóstras que é enviado para o endereço que você cadastra no site. No momento não disponibilizamos de um kit exclusivo de cardápios. Você pode se dirigir a um agente autorizado próximo da sua casa e verificar se ele possui alguns modelos de portfólio. Acesse http://www.atualcard.com.br/agenteoficial/lista ou entre em contato com nosso atendimento http://www.atualcard.com.br/index/contato.
Abraço
Priscila Costa
Equipe Atual Card.
Boa tarde, preciso encomendar mais cardápios em pvc cristal com wire-o mas não estou encontrado o produto na pagina inicial do site.
Olá Antonio,
Segue o link do cardápio em PVC Cristal com Wire-o http://atualcard.com.br/produtos/cardapios-pvc-cr…
Att.
Equipe Atual Card
o cardapio tem ter cores da lanchonete
8 materiais gráficos para vender em época de Natal
Como se prevenir para que os clientes não atrasem o seu pagamento
Como fazer um cartão de visita com verniz localizado