Conversar é uma das tarefas mais fáceis para o ser humano, todo mundo sabe. O difícil é conversar utilizando técnicas para obter uma vantagem, seja ela financeira, cultural ou até mesmo sentimental. É difícil porque, a princípio, ninguém está disposto a ceder alguma coisa sem uma contrapartida, ou seja, sem ganhar algo em troca.
Último artigo da série “Vamos Conversar”. Baseado no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.
O segredo:
Descobrir o que a outra pessoa quer em troca para nos dar o que estamos querendo.
Como vimos anteriormente, conversa é troca. Portanto, quando estamos conversando, queremos trocar algo com alguém. Nem sempre as trocas são iguais, mas o que importa mesmo é que ela seja satisfatória para ambas as partes. No caso, mesmo que haja justiça na troca, mas não há satisfação por parte de alguém, a conversa não chega a um bom termo, o que pode prejudicar futuras negociações.
Por isso, é importantíssimo que os primeiros elementos de troca sejam aqueles que toda pessoa espera, ou seja, educação, seriedade e discrição. Todo o diálogo é mantido com palavras e expressões que vão sendo interpretadas de acordo com os valores de cada um, e são essas interpretações que dão ritmo à conversa.
Muitas pessoas pensam que o que convence em uma conversa são os argumentos. Mas não é verdade, o principal elemento de convencimento em uma conversa são as emoções. Assim, se uma pessoa não transmite simpatia, educação e respeito, dificilmente conseguirá convencer o outro. Uma pessoa mal-educada, que não transmite confiança e que não tem medida exata do ridículo, tem pouquíssimas chances de convencer alguém.
Antes de ir visitar um cliente, ou conversar com qualquer pessoa, defina claramente quais são os seus objetivos. Vender? Pedir um favor? Lembre-se de que ninguém está naturalmente disponível para dar algo a você sem ter algo em troca. E o mais importante: fale com a pessoa certa. Não adianta nada você convencer uma pessoa que não tem poder de decisão. Você só perderá tempo.
Antes de ir para uma reunião com um cliente, liste todos os argumentos positivos sobre o produto ou serviço. Pode ser um cartão de visita, um folder, um ímã de geladeira, uma filipeta... Enfim, quais são as vantagens de se ter estes produtos? Anotar os argumentos fará com que você se lembre de todos eles na hora da conversa.
Assim como conhecer os pontos fortes também é importante você ter consciência dos seus pontos fracos. Você precisa conhecê-los, precisa se conhecer para poder melhorar aquilo que está ruim e manter o que estiver bom.
Evite sempre o seguinte: a prepotência e o excesso de humildade. O que deve ser feito é o nivelamento. Converse com a outra pessoa como igual. Ninguém é melhor do que ninguém e você deve saber disso. O respeito e a educação devem estar sempre presentes.
Você precisa de um tempo para se apresentar, apresentar o produto ou serviço e convencer o cliente a comprá-lo. Porém, faça isso no tempo certo. Pouco tempo não dará espaço a você para falar tudo o que precisa falar, muito tempo vai fazer com o que o seu cliente fique impaciente. Ninguém tem muito tempo a perder. Se programe para não gastar mais de 20 minutos.
Quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente, melhor será o seu trabalho. Saiba tudo o que você puder sobre ele. Se ele não é do tipo que fala muito, faça-o falar com perguntas abertas como “por quê?” ou “como?”.
Objetividade é a palavra-chave. Seja objetivo em tudo o que diz, em todas as perguntas e respostas. A pessoa que não é objetiva peca pelo receio de contrariar o seu interlocutor, o que já vimos que não é uma boa ideia, porque ninguém gosta de ser contrariado. A objetividade representa clareza, transparência, o que causará uma ótima impressão no cliente.
Um diálogo se torna melhor quando começa com a palavra SIM, uma afirmação positiva por parte do interlocutor. O “SIM” é capaz de abrir muitas portas. Comece sempre um diálogo que induza a pessoa a dar uma resposta afirmativa. Por exemplo:
“Quer dizer então que o senhor é colecionador de cartões de visita?”.
Claro, para saber qual pergunta fazer você deve conhecer bem o seu interlocutor. Então, antes de ir para uma reunião com ele tente conhecê-lo o máximo possível.
Ninguém gosta de ser contestado. Concordar ou discordar é normal, mas nunca conteste, mesmo diante de uma afirmativa que não traduza a verdade ou de uma opinião sem sustentação. O melhor a se fazer em uma situação onde você sente-se inclinado a contestar, é mudar o rumo da conversa, trazendo ao foco outros aspectos a serem considerados.
Esta é uma das partes mais difíceis de uma conversa, o fechamento da venda. Então, como identificar este momento? Vamos ver as etapas de uma conversa:
Gostou do artigo? Gostou da série “Vamos Conversar”? Esta série foi especialmente preparada para você revendedor que deseja melhorar as suas técnicas de vendas e o relacionamento com os clientes. Estas dicas são realmente importantes para você e para a sua carreira. Se você não leu os outros artigos da série, aproveite para ler agora.
Dica final:
Seja qual o for o resultado de uma conversa com um cliente ou futuro cliente, mantenha uma postura ética. Ganhando ou perdendo, seja ético! Pois, tudo que você expõe em uma conversa de dez minutos pode trazer dividendos pelo resto da vida. Tudo vai depender da imagem que você construir.
Boas vendas. Sempre!
Gráfica Atual Card
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Obrigado, Adenir. Vamos continuar realmente compartilhando vários conteúdos cada vez mais importantes para todos nós.
Abraços e bons negócios.
Muito nutritivo, serviu muito para nos ajudar nas vendas
e ampliar o nossos conhecimentos.
Parabéns pelo blog e continuem sempre assim.
Abraços;
Diego Marques
Parabens pelas dicas que DEUS abençoe vcs
pode mandar um mostruario
Olá Sandro.
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Abraços e bom dia.
Gostei muito da matéria, por maior que seja a nossa experiência, sempre resta alguma coisa para aprendermos. As dicas são muito úteis. Só discordo de uma parte: No Fechamento,Reagindo como se tudo já estivesse acertado.Eu trabalhei muitos anos como gerente de loja e nunca gostei quando o vendedor tomava a inciativa de encerrar o assunto com um pedido. Deve haver um consenso entre as duas partes. Trabalho como Free lancer a um bom tempo e nunca tomei essa iniciativa de fechamento por minha conta, por não ser necessária..
Adorei a matéria! Particularmente tenho um problema com timidez… Aii é triste lidar com gente né?!
Parabéns pelas matérias, sempre que posso as leio.
:**
Olá, Angélica.
A timidez ao falar em público é bem comum. No entanto, existem técnicas para que você faça uma excelente apresentação. Além disso, com o passar do tempo, fica até gostoso falar em público.
Abraços e bons negócios.
Meu login e senha não estão funcionando, o que devo fazer para conseguir acessar novamente??
Emerson,entram em contato com a Atual Card pelo facebook que lá eles podem te ajudar melhor! Obrigado!
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