Home Eleições Todos os Posts A importância do voto consciente

A importância do voto consciente

Postado em 05/10/2012

O Brasil, como os demais países do continente, viveu décadas de incertezas políticas, alternando períodos de frágil democracia e regência de ditaduras. Vivemos, agora, o mais longo período democrático. Neste regime, o voto é arma muito importante, capaz de mudar rumos e levar uma nação à ascensão ou à decadência, mas muitos de nós ainda não possuem a plena consciência da importância do voto e o poder que ele tem.

Para chegar a uma mudança efetiva, que gere benefícios à você e toda a sociedade é necessário agir coerentemente, votar com responsabilidade e ética e não simplesmente trocar seu voto por qualquer “dentadura”, seja qual for o “valor” dela.

Seja um cidadão responsável!

Cidadão é um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a Lei. O cidadão deve participar dos destinos e escolhas da sociedade e ter seus direitos políticos garantidos. Portanto, é hora de ser cidadão e de exercer sua Responsabilidade Social.

Quando falamos em responsabilidade social logo associamos a palavra ao sentido de obrigação, “peso” e compromisso, mas na verdade, deveríamos considerar que esta palavra está associada à ética. Sim, ser responsável é ser ético, pois a ética não se resume apenas em palavras, pensamentos e comportamentos, mas também exprime convicções, condutas e atitudes, neste caso o voto é o ato de exercer a ética na escolha política.

Usando da ética para escolher seu candidato.

Etimologicamente a palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Mas onde está nossa responsabilidade em escolher um candidato que realmente faça a diferença em nossa cidade?

O que vai fazer a “diferença” nestas eleições será nosso ato consciente. É não permitir a venda de votos simplesmente por um benefício momentâneo e insuficiente, é analisar cada candidato. É exercer o direito de cidadania pensando nas gerações futuras e naquilo que elas herdarão, resultado da nossa escolha hoje.

Ter consciência é ser capaz de reconhecer, diferenciar e optar entre o certo e o errado, é saber distinguir o corrupto do honesto. Ter consciência é ser capaz de assumir e escolher voluntariamente um candidato que tenha propostas coerentes, que não tenha seu nome associado à corrupção.

Somos chamados a defender nossos princípios em prol da sociedade, do bem comum. Por isso: vote com o ímpeto de cidadania ativa, seja ético elegendo aqueles que tenham capacidade de se manter idôneos durante seu mandato. E priorizem a justiça social, a responsabilidade ética como político, mantendo um compromisso sério com você e sua cidade.

Ficha limpa. Curta essa ideia!

Para saber mais acesse: Ficha limpa.

 

Faça sua parte, seja contra a corrupção, vote consciente.

Tags:, , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • luiz carlos medina disse:

    não adianta ter conscência para votar, o candidato pode ate ser honesto mas vai ter que fazer o que o partido quer, e esses partidos só pensam em caixa 2
    arrecadar p/sempre ter politicos no poder. p/mudar vai demorar muito ainda enquanto esses caciques estiverem ai sem chance.


Assuntos Relacionados

Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

6 Tradições que não podem faltar na sua Festa Junina

Inovação tecnológica