Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Vamos conversar | Parte 5: Obstáculos à comunicação

Vamos conversar | Parte 5: Obstáculos à comunicação

Postado em 06/09/2010

Nós, que trabalhamos com comunicação, sabemos que existem vários pontos que impedem ou dificultam a comunicação eficaz. Podem ser problemas externos ou internos. Cada vendedor precisa se conhecer bem para saber quais são esses pontos negativos que dificultam o seu trabalho e fazer com que esses problemas sejam resolvidos de uma vez por todas. Neste artigo, iremos conhecer quais são os principais obstáculos para a comunicação. Esta é a parte cinco da série “Vamos Conversar”, se você não leu os artigos anteriores, pode ler agora.

A timidez

Certamente esse é um dos maiores obstáculos à comunicação. A pessoa tímida tende a sentir-se inferior às outras. Ela normalmente acha que não tem chances de vencer em um mundo que entende como sendo dos extrovertidos. Então, ela se fecha, simplesmente por medo de não agradar. Esse é o drama do tímido, ele quer agradar a todos, mas tem medo de não conseguir, por isso nem tenta.

Dica: Aja na certeza de que todas as pessoas têm algo especial, todas as pessoas são importantes, inclusive você. Com certeza vale a pena tentar. Se você não se arriscar, não conseguirá nada. Sabe o que é pior do que uma batalha perdida? É desistir dela.

O psicanalista Sigmund Freud dizia: “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”. Então, lembre-se disso.

A autopromoção

Um dos principais defeitos de muitos seres humanos. Muitas pessoas tendem a se autopromoverem, a falarem de si próprias o tempo todo. Pensam que são o centro de tudo. Só que essa atitude não leva a nada. Assim não se passa confiança e prazer à outra pessoa.

Lembre-se, ninguém tem vocação para plateia, todos desejam ser o centro das atenções e ter o seu lugar de destaque. Todos querem ser protagonistas.

Dica: Dê atenção à outra pessoa. Fale sobre ela sempre que puder e ela o ouvirá durante horas. Isso demonstrará que você se importa com a pessoa. Certamente, será muito mais fácil de convencê-la de que o que você está vendendo é importante para ela. Assim, é mais fácil de chegar a um bom resultado de relacionamento e de vendas.

O autoritarismo

“Eu mando, eu posso, eu sou o bambambam”. Esse tipo de discurso é péssimo para um conversa. Existem pessoas que querem presidir todos os clubes, escolher todos os restaurantes, ganhar todas as discussões. Esse comportamento dificilmente leva a conversa a um bom resultado. Essa atitude tende a fazer com que os outros se sintam menos importantes. E, obviamente, isso prejudica qualquer relação.

Dica: Aprenda a ouvir. Confúcio costumava dizer que “falar é prata, mas ouvir é ouro”. Quando você aprende a ouvir, consegue conhecer muito melhor as pessoas e, certamente, o seu trabalho vai ser muito melhor e muito mais eficaz. Mas, atenção! Não basta só ouvir. Ouça com empatia. Preste atenção no que a pessoa quer dizer a você.

Agora, vamos ver os pontos principais que uma boa escuta deve ter.

1. Deixar de lado os nossos próprios pontos de vista para entrar no mundo do outro, sem preconceitos.

2. Solidarizar-se com a pessoa – até com seus erros e imperfeições – e ajudá-la a se expressar melhor, traduzindo o que ele quer dizer para si mesmo.

3. Não impor a sua própria visão ou interpretação. A escrita empática não avalia nem critica; apenas ouve.

Quando agimos dessa forma, a pessoa se sente aceita, e até pode mudar os seus pontos de vista. Então, o cliente passa a confiar mais em você e a negociação será mais fácil, a conversa fluirá melhor. Ele passará a aceitar as suas sugestões. Percebe como a comunicação e o relacionamento ficarão muito melhor assim? Leia bastante essas dicas e as coloque em prática.

Como você lida com os seus obstáculos de comunicação (se os tiver)? Conte um pouco da sua experiência para nós. Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card
https://blog.atualcard.com.br

A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.

Tags:, , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • aline disse:

    oi

    eu gostaria de fazer um pedido

    so que eu preciso que vcs me mandei seu catalogo com os materiais que vcs trabalhão de poder me mandar agradrço

    MUITO OBRIGADO FICO NO AQUARDO


Assuntos Relacionados

Como ser freelancer e feliz ao mesmo tempo

5 erros comuns que os designers devem evitar

Ideias boas que nascem das ruins