Home Carreira e Mercado de trabalho Cartão de crédito: o perigo do juro

Cartão de crédito: o perigo do juro

Postado em 27/11/2012

Cartão de crédito: o perigo do juro

As festas de fim de ano estão chegando. Presentes para a família, amigos, colegas de trabalho, lembranças, brindes para os clientes e mais uma infinidade de coisas à pagar. Com esse aumento de gastos a coisa mais comum a fazer é o parcelamento nos cartões de crédito. Claro que ter a facilidade do parcelamento, suaviza seu orçamento na hora de pagar, mas até que ponto isso é verdadeiramente vantajoso para o consumidor?

Muita gente se engana achando que vai ficar mais fácil para pagar por que faz em várias parcelas pequenas, “a perder de vista”, mas esquece que apesar da parcela ser pequena são várias, e que também sobre cada uma delas incide uma porcentagem de juros (por vezes exorbitante), do cartão. Passa tão despercebido, que no fim você acaba pagando quase o dobro do valor do produto. Por isso, cuidado na hora de fazer suas compras.

O que eu preciso para ter um cartão de crédito?

* Idade mínima de 18 anos, algumas operadoras 21 anos.

*Limite de crédito pré estabelecido que varia de 60%  a 80% da renda mínima do cliente.

*Documentos exigidos: comprovante de renda, residencia, cópia dos documentos como RG, CPF.

* Pagamento de anuidade, algumas oferecem isenção no primeiro ano. Pagamento nacionais de 20% no crédito rotativo ou parcelamento e até 12 vezes.

Quem é que não gosta de um cartão de crédito? Dicas

- Não passe a senha para terceiros, mesmo para parentes e amigos muito próximos. Não use senhas f- Cuide com as taxas abusivas das credenciadoras de crédito. Estas são variáveis de acordo com a bandeira do cartão e do banco. Preste atenção na taxa descriminada na hora de assinar o contrato. Existem também aqueles tipos de cartões que cobram taxas somente quando são utilizados, mas nem por isso são pequenas.

- Evite fazer o pagamento mínimo da fatura: Algumas trazem dois campos com valores: um com o valor do pagamento mínimo e outro com o valor total das compras no mês. Convém evitar o pagamento mínimo, pois incidem juros de 12% a 14% ao mês sobre o saldo devedor.

- Procure comprar sempre na melhor data do seu cartão de crédito: comprar imediatamente após a data do vencimento do cartão pode ser vantajoso. Em alguns casos, isso pode significar até 40 dias de prazo entre as datas da compra e do vencimento da fatura. Dependendo da operadora do cartão.

- Multa por atraso de pagamento: não pode ser maior que 2,0%. Atente-se para cobrança áceis, como por exemplo data de aniversário. Sua senha é pessoal e intransferível.

- Em caso de roubo ou extravio, cancele urgentemente seu cartão, ligando para a operadora, e para sua segurança não esqueça de registrar um Boletim de ocorrência.

Não esqueça de usar com muita consciência seus cartões de crédito, lembre-se que, independente de quantas parcelas você fizer, uma hora você vai ter que paga-las. Faça um controle de gastos e estabeleça metas neste fim de ano. Assim você evita começar 2013 endividado ou com o seu nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Prepare-se, as festas estão aí!

$ucesso Equipe Atual Card

https://blog.atualcard.com.br/

 

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

5 Dicas Matadoras para o Marketing da sua Empresa

Vamos Conversar | Parte 8: Começando a argumentar

Diferencie-se de qualquer empresa