Hoje vamos conversar sobre algumas dicas para você controlar o fluxo de caixa da sua empresa.
O Primeiro passo é escolher o período para controlar. É de extrema importância que você escolha um período relevante. Que tal um ano? Pense bem para encaixar um tempo que você consiga dar conta.
Lembre-se, foco é fundamental para seguir o trabalho.
Quanto a sua empresa tem de saldo nesse momento? Você precisa saber exatamente este valor. Pegue todas as suas contas, e veja quanto de saldo tem em cada uma, some o valor.
Este número será o ponto de partida do controle do fluxo de caixa da sua empresa.
Separe todas as suas contas, tudo o que sua empresa precisa pagar aos fornecedores, e tudo que você deve receber de clientes. Estes números são de extrema importância, este é o grande ponto para saber o que virá pela frente.
Caso a sua empresa comprou ou vendeu a prazo, é preciso saber os vencimentos e acompanhá-los de perto. Evitar juros e multas por atraso, e tentar sempre receber de seu cliente em dia. Isso deve ser o seu mantra.
Vamos supor que você comprou cartões e folders em 06 vezes, anote as 06 parcelas no seu fluxo de caixa. desta maneira, você poderá ver nos próximos 06 meses quanto do seu caixa vai estar comprometido com o seu fornecedor. Faça o mesmo processo com suas vendas e entradas de dinheiro.
Agora que você tem dados atualizados do seu processo, você vai poder identificar com bastante antecedência o que irá acontecer com o caixa da sua empresa.
Lembre-se, foco, trabalho, autocontrole e criatividade. Ai se vai longe.
A Incrível Arte da Tipografia [Entrevista]
5 de janeiro: dia da primeira tipografia criada no Brasil
Agendas e calendários: os itens mais lucrativos para o início de 2021