Home Todos os Post Corte especial: O segredo de um diferencial dos cartões de visita

Corte especial: O segredo de um diferencial dos cartões de visita

Postado em 17/10/2017

Se você conhece a Atual Card sabe que disponibilizamos várias opções para que você produza seus materiais gráficos da melhor maneira possível Isso significa que aqui você encontra coberturas e acabamentos especiais para personalizar ainda mais seus produtos. Um desses acabamentos é o corte especial.

Mas, como fazer um corte especial em um cartão de visita adequadamente?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que é o corte especial. O cartão de visita tem um formato padrão (retangular), mas muitas vezes o que se quer é produzir o material de uma forma diferente, como cartões de visita com corte arredondado ou com um desenho de corte diferenciado que remeta a algum elemento (da marca ou de produtos ou serviços) relacionados ao profissional ou a empresa que usará o cartão.

Vamos ver cada item importante desse processo.

A faca

A faca é um equipamento que tem a função de cortar o material gráfico. Quando falamos em “desenho da faca”, estamos falando sobre o formato que você quer que seu material tenha, como cantos arredondados (dois ou quatro cantos. 

* No caso dos cantos arredondados, você não precisa desenhar a faca. Basta apenas selecionar a opção Cantos Arredondados no menu lateral em nosso site, durante o processo de compra.

 

Temos ainda a opção com apenas Dois Cantos Arredondados, o qual somente dois lados alternados e padronizados têm os cantos neste formato.

Mas e se eu quiser fazer um corte diferente?

Nesse caso, será preciso desenhar a faca, ou seja, fazer o desenho do formato que você quer para seu cartão de vista, como de um carro (no caso de uma mecânica) uma casa (corretor imobiliário), um galão de água (distribuidora de bebidas) e assim por diante.

Margens de segurança

As margens de segurança de um material com corte especial merecem maior atenção. Quando você fizer o desenho da sua faca, também deverá fazer o desenho da margem de segurança.

O desenho da margem de segurança deve ser exatamente igual ao da faca. Essa margem deve estar para dentro da linha do material.

Veja o exemplo abaixo, com um cartão de visita.


Para criar a margem de segurança no Corel Draw, siga os passos abaixo:

1. Selecione a sua imagem

 

2. Clique na flechinha que está nesta ferramenta e selecione a opção “Contorno”

 

3. Perto da barra do menu, selecione a opção “Contorno Interno”

 

4. O deslocamento do contorno deve ser de 2,5 mm

 

5. Escolha uma cor do contorno para você saber que é margem de segurança

 

Neste exemplo, a imagem ficará assim:

A margem de segurança serve para garantir que o conteúdo do seu cartão não seja cortado. Todas as informações, (textos, imagens, etc.) que você não queira que sejam cortados deverão estar para dentro desta margem vermelha, no exemplo acima. A exceção é o fundo da arte gráfica, que sempre deve ser prolongado até a margem de sangria.

Atenção: Não é permitido enviar o arquivo com a margem de segurança. Depois de pronta a arte gráfica, retire-a.

Para fazer isso no Corel Draw, basta clicar em “Limpar contorno”, como mostra a imagem abaixo.

 

Dica importante: se o cartão apresentar impressão no verso, lembre-se de espelhar o desenho da faca na arte verso, para que  também fique na posição correta e não corte informações. 

Veja o verso do cartão conforme este mesmo modelo: Cartão-verso-corte-especial Perceba os cantos são levemente arredondados. Isto se deve a limitações na criação da faca.

Outros produtos com corte especial

Além de cartão de visita, o corte especial pode ser utilizado em diversos outros materiais gráficos, tornando-os muito mais atrativos e exclusivos.

Em ímãs para geladeira, por exemplo, que tal fazer um formato diferente seguindo o contorno da logo ou de elementos da arte, por exemplo?

 

Siga os mesmos passos para fazer a faca. Vale destacar que, no caso de ímãs, o contorno interno que configura a margem de segurança é de 0,2cm e o externo é de 0,15cm. (Veja instruções aqui).

E já para adesivos personalizados, de papel ou vinil, o processo também é o mesmo. A única diferença são as medidas de margem de segurança e sangria, que são de 0,2cm, tanto para contorno interno quanto para o contorno externo.

Adesivo-Corte-Especial_#4

Outros produtos com opção de corte especial disponíveis em nossa loja são: folders, tags, réguas, mini-cartão, cartão duplo, marcadores de página e outros.

Faça a diferença

Os cortes especiais permitem que você faça um material diferente. Sem dúvidas seu cliente vai valorizar muito essa personalização nos materiais dele. Por isso, crie e inove aproveitando esse e outros acabamentos e coberturas da Atual Card!

* Alguns desenhos de corte não podem ser produzidos, especialmente quando houver um grande número de detalhes. Para saber se o formato que pretende criar é aceito, entre em contato com a central de atendimento Atual Card (por mensagem, telefone ou Facebook). Estamos disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h30 até 12h30 e 13h30 até 17h30, à sua disposição.
* Dependendo do formato do desenho, os valores da faca podem ser variáveis.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Abraços e bons negócios!

Tags:, , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Talyta disse:

    Gostaria de orçamento para cartão de visita em formato especial: redondo.

    Dupla face, colorido, com vernzi local.

  • Excelente post, eu sempre tive dúvidas sobre o corte especial e o texto me ajudou muito, minha veia criativa já está a pleno vapor! Obrigado Atual card!

    • Olá, Júlio.

      Obrigado pelo seu elogio. Ficamos contentes em saber que o texto ajudou. E este texto foi dica de um cliente. 🙂

      Abraços e boa semana.

  • Artur Acioli disse:

    Adorei o post, tiro toda minha duvida, essa margem de seguraça de 2,5mm ela é padrão, posso fazer a faca no íma de geladeira

    • Olá, Artur.

      Cada produto tem uma configuração de margem de segurança. Antes de fazer as margens, você precisa verificar qual é a margem de segurança do produto que você deseja.
      Porém, quando você baixa o arquivo padrão do nosso site, ele já vem com as margens de segurança. É só você verificar qual é a distância dela.

      Obrigado pelo comentário. Abraços e bons negócios.

  • Artur Acioli disse:

    Relmente, depois que eu fiz a pergunta que fui analisar, que o material padrão já venhe com a margem de segurança e podemos fazer a faca dentro dessa margem de segurança. mais muito obrigado por tira a duvida nesse post

  • WANDELEY VILLANACCI disse:

    OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO,BREVE MANDAREI MINHA ARTE PARA VOCES. GRATO . VALEU

    • Olá, Wandeley.

      Obrigado por acessar o nosso blog. Estamos aguardando a sua arte.

      Abraços e bons negócios.

  • Rubens disse:

    Ola gostaria de saber como se chama esse corte especial usado pelo primeiro cartao no post de melhores cartao de 2011… Onde 2 cantos sao retos e 2 cantos arredondados…

    segue o link http://blog.atualcard.com.br/melhores-cartoes-de-visita-de-2011-na-atual-card.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogatualcard+%28Blog+Gr%C3%A1fica+Atual+Card%29

    Grato

    • Olá, Rubens.

      Na Atual Card ele chama-se apenas Corte Especial. Você deve enviar o desenho da faca junto com o material e selecionar “Corte Especial”, em “Acabamentos” na hora da compra.

      Abraços e bons negócios.

  • Rubens disse:

    Queria tanto um padrao pronto com ele… vai que eu fa’co errado..

  • demetrio disse:

    tenho um cliente que precisa 500 cartoes para 6 nomes diferentes. a arte é igual para todos. a FACA também é igual para todos. qual o procedimento nesse caso? nao posso cobrar do cliente uma faca nova para cada nome.

    • Olá, Demetrio.

      Não é necessário produzir uma faca para cada nome, pois, pelo que entendemos, o corte é igual para todos os cartões.

      Se forem 500 cartões para cada nome, basta fazer 6 compras de 500 cartões. Se forem 500 cartões no total, para os 6 nomes, você terá de entrar em contato com o SAC para que eles possam te indicar a melhor maneira de fazer a compra. Os contatos do SAC estão aqui: http://atualcard.com.br/index/contato.

      Obrigado e bom dia.

  • Yuri de Paiva Alves disse:

    Venho trabalhando bastante com o Illustrator, e vejo que só citam Corel, vocês teriam alguma restrição a arquivos vetoriais deste programa illustrator? Posso mandar os layouts dos cartões em illustrator.

  • Embora já trabalha-se com designer gráfico desde 2007, apenas usava os cortes tradicionais dos cartões de visita (retangular), mas confesso que os cantos arredondados (ou outros cortes especiais) tinham que criar a própria margem, tampouco entendia do CORTE ESPECIAL propriamente dito, mas com este excelente artigo é mais um conhecimento essencial que acabo de adiquirir.

  • João Pedro disse:

    É possível fazer um “corte especial” no centro do cartão? É possível, também, ter o corte do tipo pontilhado?

  • Bom dia, gostaria de saber se o Acabamento ” um corte” podemos usar para apenas um canto arredondado??

    • Olá, Nelson.

      Não. O acabamento “um corte” é apenas para cortar o material ao meio.

      Obrigado pela mensagem e bons negócios.

  • laildo gomes cavalheiro disse:

    preciso de cartão com corte especial formato de um boi recortado o desenho 5cm x 9cm

  • JOSE ROBERTO disse:

    Olás,
    Gostaria muito que me informassem o que aconteceu com meu cartão de visitas. Mandei o arquivo fechado em JPG no formato 9cmx5cm, deixei uma margem de 5mm de cada lado. Acontece que o cartão impresso ficou com uma margem de 2mm na parte de baixo, 3mm do lado direito e 4mm do lado esquerdo. Somando-se a tudo isso devo mencionar o corte torto do cartão. Gostaria de usar mais os serviços da Atual Card, mas pela segunda vez deixou muito a desejar. O número do pedido é 789737.

  • Jean Hilgert disse:

    Olá pessoal. É muito bom trabalhar com vocês…na empresa onde trabalho, fazemos praticamente todos os materiais com vocês.
    Parabéns pelo profissionalismo de cada um de vocês.

    Tenho uma dúvida referente à faca especial.

    Estou interessado em fazer um cartão com um corte dentro do próprio cartão e não só na borda.
    Segue exemplo no link abaixo…

    http://tasteofink.com/assets/images/gallery/business-cards/images/df225c5edc87323c0f87c9d3cbd9f816.png

    Há a possibilidade de fazer um corte assim com vocês?

    Abraço e parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho que vêem fazendo.

    Att,
    Jean

    • Olá Jean,
      Obrigada por sua participação em nosso blog, continue acompanhando pois, sempre temos novidades.
      Fazemos sim esse tipo de corte. Para isso basta pedir o furo de 10mm, caso queira maior que esse deve comprar um corte especial vazado.
      Abçs
      Equipe Atual Card

    • Samuel disse:

      Gostaria de saber se trabalham com corte vazado em cartões de visita conforme desenho (não é apenas furo). Já entrei em contato pelo site, através de mensagens, enviei o desenho da faca para análise e ainda não obtive resposta. Fico no aguardo. Grato!

    • Boa tarde Samuel, por padrão, não. Mas se você desejar comprar uma faca especial é possível fazer. Entre em contato com nosso atendimento via mensagem interna em nosso site. Obrigada.

  • Jean Hilgert disse:

    Bom dia. Eu havia feito um comentário aqui mas por algum motivo ele foi excluído.

    Eu gostaria de saber se a Atual Card tem cortes especiais dentro do cartão e não só na borda. Há a possibilidade de fazer um cartão assim?

    • Boa tarde Jean,
      Fazemos sim esse tipo de corte. Para isso basta pedir o furo de 10mm, caso queira maior que esse deve comprar um corte especial vazado.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa entre em contato novamente.
      Abçs
      Equipe Atual Card

  • Carlos disse:

    Olá,
    sera que pra fazer um cartao com um corte especial contornando a figura de uma camiseta, com nos imãs de geladeira, grato

    • Boa tarde Carlos,
      Sim, é possível fazer cortes especiais nos ímãs de geladeira. Para isso basta escolher ímãs por cm².
      Obrigada pela preferência.
      Equipe Atual Card

  • Igor disse:

    Prezados, bom dia.
    Sou personal trainer e gostaria de saber se é possivel elaborar um cartão com as seguintes especificações:
    – Corte: formato de peso (halter), todo preto;
    – Escrita com efeito cromado;
    – Qual a quantidade minima que trabalham e seu valor?

    Fico no aguardo.
    Agradeço.
    Att. Igor

    • Boa tarde Igor,
      Trabalhamos apenas com a impressão dos materiais, para a montagem do mesmo é necessário que você contrate um profissional.
      Abçs
      Equipe Atual Card

  • MK8 disse:

    Bom dia, gostaria de saber se vocês tem uma faca conforme a imagem seguinte: http://zip.net/bpkZc7

    • Boa tarde, por gentileza entre em contato com nosso atendimento via mensagem interna no site. Obrigada.

  • Olá, meu cartão pessoal é para ser cantos arredondados tipo cartão-visa e tem alguns elementos sangrados na parte inferior.
    Eu devo usar a linha de segurança para deixar ocorrer a sangra do elemento onde vai o fone /site ?
    Veja o layout:
    http://www.cordeacadesign.com/p/artigos.html
    Aguardo urgente!

  • Boa noite. Vou fazer um cartão com corte especial frente e verso. Como devo enviar o verso? Existe um padrão? Grata.

    • Olá Nandéria,
      Nesse caso você deve enviar a arte do cartão de visita e a faca do corte especial. Quantas cores você escolheu para esse material?
      Att.
      Equipe Atual Card

  • RONALDO SAMPAIO disse:

    ONDE POSSO ENCONTRAR ALGUÉM QUE FABRIQUE FACAS PARA CORTE EM CARTÕES DE VISITA COM CANTOS RETOS?

    • Bom dia Ronaldo, fazendo uma compra em nosso site os cantos dos cartões já vem retos. Não é preciso solicitar faca especial, qualquer dúvida estamos a sua disposição.

  • Olá

    Eu tenho uma duvida referente de como enviar a faca para vocês.

    Eu preciso enviar a faca em um arquivo Corel ou posso enviar em Pdf/x-1a na forma de vetor?

    Obrigado desde já.

    • Olá Felipe, a preferência para faca é em Corel. Não é exigido tanto para ímã, mas para adesivos é muito melhor ser em vetor. Qual o produto você está se referindo? Obrigada pela mensagem.

  • Diogo disse:

    Muito bom! Me ajudou muito!

  • paul disse:

    ola

    não encontrei no site cartao visita com:

    UV frente e verso, 300, com “cantos rendodos”. não tem??

    apenas com laminação fosca e verniz localizado.

    grato

    • Para este tipo de cartão, de fato, não fazemos cantos arredondado a princípio.
      Porém, se você pedir corte especial, você pode desenhar o jeito que quer a faca, e nesse desenho pode deixar os cantos arredondados.

  • Audrei disse:

    Vocês fazem cartão com corte especial redondo? Qual o tamanho?

    • Boa tarde Audrei, tudo bom?

      Nos fazemos cartão com corte especial sim, o tamanho mínimo é de 3cm de diâmetro.
      Lembrando que trabalhamos com uma margem de segurança, ou seja, você deve respeitar a margem de segurança de 0,25cm interno e 0,15cm externo.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Cleber Glenyo disse:

    Boa noite gostaria de saber se tem como fazer um cartão com corte vazado, como no exemplo: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/b9/d6/a0/b9d6a0184fa4f965e7ca30166e915d7b.jpg

  • viviane disse:

    boa tarde, gostaria de saber se faz cartão de visita com corte vazado? minha cliente quer um cartão de visita em formato de um copo de shopp, ai seria o corte em volta e o corte vazado na alça, aguardo retorno.

  • Amanda disse:

    Gostaria de fazer cartão redondo


Assuntos Relacionados

O que vender para prestadores de serviços?

O Vendedor Ideal

Estilos de Cartões Postais