Home Carreira e Mercado de trabalho Design Thinking / Design de Serviços

Design Thinking / Design de Serviços

Postado em 11/01/2012

Como em várias outras profissões, o Design também tem várias ramificações. Você já ouviu falar em design thinking? É um tipo de “design de serviços”, e é muito interessante. Será que, neste caso, os designers podem dizer que estão de fato mudando o mundo?

Design thinking é uma forma de pensar, de agir, de encontrar soluções utilizando a empatia. O principal foco do design thinking são as pessoas. Ou, como alguns podem dizer, é uma forma de (pelo menos tentar) mudar o mundo.

Por exemplo, quando um designer projeta um sistema que facilita a entrada de cadeirantes em um prédio, isso é design thinking. Claro, você deve estar pensando que isso é urbanismo, e, realmente, pode ser confundido. Mas, o design thinking deve ser uma ideia que possa ser comercializável. Ou seja, que possa ser vendida.

Veja um caso. No blog Arquitetura da Informação, foi publicada uma notícia sobre um hospital que instalou um ponto de ônibus falso para os pacientes de Alzheimer. Por quê? Porque, normalmente, quando pensamos “Quem sou? Onde estou? O que estou fazendo aqui?”, a primeira atitude é tentar chegar em casa.

A princípio, a ideia não foi bem aceita, pois os pacientes estariam sendo “enganados”, e isso não seria bom. Mas, uma enfermeira levou um dos pacientes até o ponto de ônibus falso e ficou conversando com ele durante algum tempo. Então, o paciente se acalmou e voltou de livre e espontânea vontade ao hospital. Foi um caso de sucesso.

Se quiser, leia mais detalhes sobre o caso.

Legal este tipo de ideia, não é? Cada vez mais podemos dizer que estamos mudando o mundo, ou, pelo menos, tentando.

E se você pudesse criar algo para mudar o mundo, o que seria? Deixe o seu comentário pra gente.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Por que investir na venda de canetas personalizadas?

O que vender para o mundo da moda?

A refeição favorita dos Designers, a pizza!