Agora que já vimos a parte 1 e a parte 2 do artigo, vamos para a terceira e última parte.
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 1/3]
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 2/3]
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 3/3]
O contraste é algo normalmente muito bom no design. O ponto é usar fontes diferentes para criar este contraste e, portanto, um ótimo visual. Entretanto, se você utilizar fontes muito semelhantes, será criado um conflito, e isso não é bom.
Veja o exemplo abaixo. As fontes da primeira linha são muito similares (a Hoefler Text e a Goudy Bookletter 1911), portanto não existe nenhum tipo de contraste e, quando o contraste desaparece, o visual fica meio estranho.
A segunda linha já é melhor, com as fontes ChunkFive e Geneva. Elas têm proporções similares, mas existe algo a mais além das similaridades, existe um bom contraste.
A terceira linha mostra claramente que usar fontes diferentes não necessariamente cria um bom contraste. Por isso, é importante considerar mais aspectos em se tratando de contraste do que apenas um.
O contraste radical em combinar fontes é algo bastante interessante para um design. Mas, isso não significa que você simplesmente vai pegar duas fontes diferentes, colocá-las juntas e esperar pelo melhor. Você ainda deve considerar os princípios gerais da tipografia, e escolher quais deles vai seguir e quais não.
A forma mais fácil de fazer uma combinação radical de fontes é manter em mente as proporções. Preste atenção nas formas gerais das fontes e aspectos como o tamanho da letra “x”, e então brinque com essas fontes.
Você pode precisar ajustar o tamanho de algumas fontes para que encaixem melhor, vista que nem todas as combinações de fontes são consistentes quando os tamanhos são alterados. Veja os dois exemplos abaixo.
A linha de cima mostra uma combinação muito variável de fontes, mas todas elas são do estilo grunge ou são desconstruídas. Isso dá um estilo comum ao texto, mesmo que a proporção e os tamanhos sejam diferentes.
Na linha de baixo são usados apenas três tipos de fontes, duas delas são sans-serif e uma serif. Entretanto, estas fontes têm algo em comum. Em primeiro lugar, todas elas são relativamente pesadas. Usando as fontes mais pesadas em trechos curtos e as leves em trechos mais longos, você cria um bom balanço visual. As larguras das fontes também são uniformes em cada uma delas, o que não causa um desvio entre elas ou nelas mesmas. Finalmente, as fontes têm letras largas e arredondadas.
De uma forma geral, esta maneira de combinar fontes é subjetiva, mas mantendo em mente o que faz um bom design de tipografia pode ajudar você a tomar a direção certa quando começar a fazer o design desta forma.
E você, o que achou do artigo? Como você faz para combinar fontes? Comente e divulgue para seus amigos.
Grande abraço e bons negócios.
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Adorei.. mto ultiu
Obrigado, Karine. Tenha um ótimo dia.
Só tenho elogios, parabéns pelos conteúdos.
Acredito que poderiamos conversar mais sobre parcerias, Como fazer uma parceria que dê certo. Tenho muita dificuldade em firmar parcerias, então acho que seria bacana um tema como esse.
Ótima dica, Ricardo. Vamos anotar e ver se escrevemos um artigo.
Abraços e bom fim de semana.
Designer míope?!
Oito maneiras de combinar fontes [Parte 2/3]
Street art