Home Técnicas de Venda Qual o seu plano de vendas para tornar 2017 memorável?

Qual o seu plano de vendas para tornar 2017 memorável?

Postado em 19/01/2017

Plano de vendas para tornar 2017 memorável

O que vou fazer de diferente neste novo ano? Como faço para lucrar mais? Quais os cursos farei para me qualificar? Sem dúvidas, essas e muitas outras perguntas passam em nossa mente quando nos deparamos com o novo ano que se inicia.

Por isso, se você é um empreendedor, o primeiro passo para ter um ano memorável é a criação do seu plano de vendas.

Criar um plano de vendas eficiente que não seja abandonado no terceiro mês do ano é essencial para você atingir bons resultados e fugir da crise. Por isso, ele deve ser curto, simples e direto ao ponto. Praticamente, ele deve conter os seus objetivos e metas de receitas, as ações para conquistar novos clientes e crescer as vendas a partir dos clientes existentes.

Algumas táticas para elaboração de um plano de vendas são:

Para auxiliar na evolução do seu negócio iremos abordar cada uma destas táticas.

1- Defina sua meta

defina_sua_meta

Repita comigo: nunca, mas nunca mesmo, estipule como meta de vendas o necessário para o seu negócio sobreviver.

Sempre tenha uma margem de segurança. Estes são os principais pontos que você deve levar em consideração ao criar a sua meta de vendas:

- Assim que definido o seu planejamento estratégico e as oportunidades de negócio, qual a meta de crescimento para a sua empresa?

- Tendo em vista que você já possui clientes fiéis, quantos novos clientes será preciso adquirir para ganhar o que você deseja?

- Qual é a sua capacidade produtiva máxima?

- Quanto você precisa vender para ganhar o que você quer?

Lembre-se de que não será possível bater as metas só desejando que as vendas cresçam sem nenhum acompanhamento. Afinal, não são as metas que fazem a empresa crescer, mas sim o que você colocará em prática.

Uma boa dica de como elaborar uma meta é criar três cenários: um pessimista (mas que você consiga sobreviver), um otimista e um realista. Assim você estará preparado para qualquer eventualidade.

2 – Crescimento de novos clientes

crescimento-de-novos-clientes

Sua empresa tem dois caminhos para o crescimento: manter os atuais clientes e conquistar novos clientes. Na definição das metas você já estimou quantas novas vendas são necessárias para atingir seus objetivos. Agora você deve pensar em como conquistá-los. Veja alguns pontos a serem considerados:

- Defina o seu público-alvo e mapeie os canais de marketing apropriados para conectar-se com essas pessoas, por exemplo, feiras, eventos, mídias sociais, entre outros.

- Peça para que seus clientes indiquem outras empresas ou pessoas que teriam interesse no que você vende.

- Foque em segmentos diferentes e vá até os locais corretos oferecer o seu produto. Por exemplo: se você é um revendedor gráfico e quer vender cardápios, é preciso ir até as lanchonetes e bares e oferecer o seu serviço.

- Construa uma planilha de controle das suas atividades, anote a quantidade de reuniões que já teve com esse cliente, quais foram os assuntos abordados, as propostas enviadas, etc.

3 – Crescimento por clientes existentes

crescimento-por-clientes-existentesCrie uma boa estratégia de fidelização:

- Invista na satisfação dos seus clientes, crie o hábito de ouvir atentamente o que ele tem para falar, tantos elogios como pontos negativos a serem melhorados.

- Vá até a sua carteira de clientes atuais e identifique quais produtos pode oferecer para cada um deles.

Leia também: Saiba como montar a sua carteira de clientes de forma eficaz

- Desenvolva ações de relacionamento.

4 – Analise o ano anterior

analise-o-ano-anterior

As métricas são essenciais. É impossível começar um novo projeto sem entender como o antigo funcionou. Para isso responda as seguintes perguntas:

  1. As projeções do ano passado foram boas?
  2. O que deu errado no plano de vendas?
  3. O que ainda está sendo analisado?

Essas são algumas dicas para você elaborar o seu plano de vendas de 2017 e bater as suas metas de crescimento. A Atual Card sempre estará à sua disposição. Confira como nossa linha de produtos pode ajudar você e sua empresa a ter um ano memorável e boas vendas! :)

Tags:, , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Logo dos sonhos em 9 dicas

Brasilgraf e Carioca Cartões agora são da Atual Card

Composição de contraste entre o Laranja e o Azul