Home Técnicas de Venda Tipos de cardápio: qual é o cardápio personalizado ideal para o seu cliente?

Tipos de cardápio: qual é o cardápio personalizado ideal para o seu cliente?

Postado em 22/09/2017

Você sabia que o cardápio é um dos materiais gráficos mais importantes do setor gastronômico? Presente em praticamente todos os estabelecimentos que servem alimentos e bebidas, desde um simples boteco até um restaurante mais sofisticado, o cardápio é uma ferramenta prática e muito efetiva na hora de apresentar os produtos e aumentar as vendas.

Graças ao cardápio, o público consegue perceber a especialidade e os diferenciais da casa e quem é o público que a frequenta. Isso significa que o conceito e a “personalidade” do restaurante, cafeteria, bar ou qualquer outro devem estar presente nesse material.  

Além da personalidade, como já falamos, o cardápio instiga o consumo e gera interesse em determinados pratos, sobremesas, bebidas e outros. Não importa qual é o tipo de culinária: o cardápio é responsável por deixar os consumidores com aquela água na boca!

Para que você possa oferecer o material gráfico adequado para seu cliente, a Atual Card preparou uma lista com sugestões de modelos de cardápios personalizados que combinam com cada tipo de estabelecimento. Continue lendo o post e saiba o que sugerir para seus clientes!

BARES E BALADAS

Bares e baladas costumam focar na variedade de bebidas ofertadas. Nesses ambientes normalmente há uma grande circulação de pessoas, e bem... Acidentes acontecem, não é? Então é necessário usar um material impermeável que proteja o cardápio de situações imprevistas e que resista ao manuseio frequente.  

A melhor opção, nesses casos, são os cardápios em PVC! A impressão em PVC aumenta a durabilidade do menu, deixa a arte gráfica com cores mais vivas e possibilita que a limpeza seja feita com bastante praticidade!

Além disso, você pode usar pincel atômico para escrever no PVC, permitindo que os chopps ou drinks sejam trocados com facilidade sempre que for preciso! Desta forma, quando acabar uma cerveja, ou chegar um novo coquetel, é possível limpar a escrita utilizando um pano com álcool, e com facilidade modificar os produtos do cardápio.

Tipos de Cardapio PVC Grande Folha Unica

Veja também: Revenda Gráfica: como atrair e fidelizar clientes

RESTAURANTES

Normalmente os restaurantes tem um vasto menu que não é modificado com frequência e oferecem refeições completas, com direito a saladas, diferentes pratos e sobremesas. Por isso um modelo de cardápio indicado é o de papel couchê 300g com vinco. O vinco permite que as seções (entradas, pratos principais, bebidas e sobremesas, por exemplo) sejam separadas e proporciona uma melhor distribuição dos produtos, além do belíssimo aspecto próprio do papel couchê.

Os vincos necessários dependem da quantidade de alimentos e bebidas ofertados pelo restaurante e da forma com que o dono quer dividir as seções. Um restaurante que sirva frutos do mar, por exemplo, pode precisar de apenas um vinco para dividir o menu entre pratos e petiscos, enquanto uma hamburgueria pode precisar de três divisões para apresentar hambúrgueres, porções e bebidas.

Tipos de Cardapio Papel Couche 300g

LANCHONETES

As lanchonetes normalmente têm uma maior variedade de opções e combinações de alimentos. Sendo assim, os cardápios desses locais costumam ser extensos e conter várias imagens para instigar o consumo.

Um modelo que combina super bem nesses casos é o cardápio em PVC médio com anel de Wire-o!  Esse produto oferece a possibilidade de acrescentar páginas (até 16) para inserir fotos e boas descrições dos alimentos e bebidas. Além disso, o produto conta com o incrível encadernamento com Wire-o (espiral de anel duplo), e o processo de limpeza desse tipo de cardápio é bastante fácil, podendo retirar a gordura do material com uma simples passada de pano.

Tipos de cardapio PVC MEDIO

CAFÉS E CONFEITARIAS

É preciso uma dose extra de cuidado ao “desenhar” uma tulipa em um café ou fazer a decoração de um bolo, certo? Cafés e confeitarias lidam com alimentos mais delicados e normalmente têm um público exigente e que presta atenção aos mínimos detalhes. Os menus desses estabelecimentos precisam de bastante espaço para colocar os diferentes tipos de cafés, bolos e tortas, deixando as fotos mais atrativas.

O cardápio pequeno em PVC com cobertura de verniz é uma ótima sugestão para cafeterias e confeitarias, já que os alimentos e bebidas podem ser espalhados por todo o menu, enquanto as imagens com o brilho do verniz certamente darão água na boca. Sem contar o charme especial que o espiral Wire-o garante ao acabamento do produto.

Esses estabelecimentos precisam de um cardápio com espaço capaz de mesclar as descrições, preços e imagens (a página de cafés, por exemplo, pode ter várias opções: expresso simples, com creme, com leite, variados tipos de cappuccino e vários outros), que despertem o desejo de consumi-los sem dúvidas é uma das coisas que vai fazer a diferença na efetividade do cardápio.

Tipos de Cardapio Personalizado PVC Pequeno

BISTRÔS

Conhecidos como pequenos restaurantes sofisticados, os bistrôs estão cada dia mais caindo no gosto dos brasileiros! Em geral eles carregam uma personalidade mais clean e requintada, na qual os pequenos detalhes conquistam os clientes e fazem toda a diferença. O atendimento costuma ser bastante personalizado, e o menu normalmente não é muito extenso, já que os chefs priorizam a qualidade em vez da quantidade.

A arte gráfica do cardápio deve ser bem limpa, com o nome do bistrô e os pratos e bebidas servidos, sempre pensando em poucos elementos. A descrição dos ingredientes, entretanto, é essencial nessa categoria de estabelecimento.

Um tipo de cardápio que se encaixa muito bem em bistrôs é o de papel reciclato com laminação fosca, já que a cobertura traz elegância, e o reciclato remete à sustentabilidade, um conceito muito explorado por esses estabelecimentos.

Tipos de Cardapio Personalizado Papel Reciclato

DELIVERYS

Caso seu cliente ofereça serviço de delivery, o cardápio de papel couchê ou reciclato é uma ótima pedida! São materiais ótimos para impressos que serão distribuídos, e se o estabelecimento for um pouco mais requintado e tiver opções mais sofisticadas, é possível aplicar a cobertura de laminação fosca, que além de enobrecer a arte gráfica (deixando-a mais opaca e elegante), também cria uma impermeabilidade, protegendo o impresso e evitando que surjam marcas de digitais no impresso.

Cardápios personalizados de pizzarias, por exemplo, podem ser divididos com apenas um vinco, separando as pizzas dos outros lanches e bebidas, ou em dois vincos, criando uma seção para cada tipo de pizza (tradicional, especiais e doces).

Tipos de Cardapio Personalizado Papel Couche ou Reciclato

Tenha sempre em mente qual é o tipo de estabelecimento do seu cliente e qual é o público-alvo que se pretende atingir. Assim você consegue indicar o material ideal e garantir a satisfação do cliente ao comprar cardápios com quem entende sobre o assunto!

E aí? Qual é tipo de cardápio mais procurado pelos seus clientes? Conta pra gente nos comentários!

* Aproveite nossas dicas para atender seus clientes da melhor maneira possível! Aqui no blog da Atual Card você encontra todas as informações que precisa para melhorar seu atendimento e aumentar as vendas!

LEIA: 5 embalagens personalizadas incríveis para aumentar suas vendas

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

O que vender para o mundo corporativo?

O que é a Colinha eleitoral?

Brasilgraf e Carioca Cartões agora são da Atual Card