Chegamos à parte quatro da nossa série “Vamos Conversar”. Se você ainda não leu os artigos anteriores, leia aqui.
Nesta parte vamos falar um pouco sobre troca. Troca é quando você oferece algo a alguém e essa pessoa oferece algo a você, ou vice-versa. Em todas as relações humanas existe uma troca. Quando você fala com alguém espera algo dele; quando oferece algo a alguém espera pelo menos um agradecimento; e assim por diante. Em uma conversa, seja informal ou de negócios, também há uma expectativa de troca.
Isso ocorre principalmente nas relações de negócios. Quando você vai vender algo a alguém espera que essa pessoa, em troca, pague a sua comissão. Se é simpático, espera simpatia por parte da outra pessoa. Seja consciente ou inconscientemente, as pessoas esperam algo umas das outras.
Algo muito importante a ser lembrado em relações interpessoais é que devemos nos livrar de todo e qualquer preconceito. Pois, muitas vezes, existem pessoas que nos parecem menos cultas, com menos conhecimento que nós. Mas isso deve ser levado a sério. Todas as pessoas adquiriram conhecimento durante a vida, e muitas delas conhecem coisas que você não conhece. Aí que vem a troca. Nós sempre conseguimos aprender algo com alguém, mesmo achando (por puro preconceito) que não. Por isso é importante que, quando formos conversar, façamos isso de igual para igual, sem levarmos em consideração o que pensamos que sabemos sobre a outra pessoa.
Um dos maiores especialistas em comunicação interpessoal, Robert Watson, diz que a ideia que as pessoas fazem de nós, principalmente na primeira impressão, são formadas através do seguinte:
55% através dos aspectos visuais. Ou seja, da aparência.
38% pela maneira como falamos.
7% pelo conteúdo do que falamos.
Então pense que, mesmo você sendo tímido, a sua aparência é mais importante para as pessoas do que a maneira como você fala. E ainda mais, o conteúdo do que falamos é menos importante para a primeira impressão. E se quiser conhecer a pessoa melhor (e provavelmente você vai querer) faça-a falar. Ouça bastante. Isso vai ser muito importante para você saber que tipo de produto vender ou indicar para o seu cliente.
Esteja sempre disposto a trocar. Essa atitude vai permitir que você aprenda com as outras pessoas e que elas aprendam com você.
Como você trabalha com a troca em suas conversas? Conte um pouco para nós.
Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.
Gráfica Atual Card
https://blog.atualcard.com.br
A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.
Tags:conversa, expectativas, Marketing, técnicas de vendas, vendas, vendedores
[…] vimos anteriormente, conversa é troca. Portanto, quando estamos conversando, queremos trocar algo com alguém. Nem sempre as trocas são […]
[…] Tudo isso conta na questão aparência. Segundo estudos – sobre os quais já falamos no artigo “Conversa é troca”, da série “Vamos Conversar” –, 55% da nossa personalidade é julgada através de aspectos […]
5 dicas de como criar um bom portfólio
Prefere Comer Onde? (Novos Cardápios para Restaurantes e Lanchonetes)
Não custa escutar…