Você já separou o chapéu de palha e o seu vestido xadrez? Já pensou no cardápio para sua festa junina e até mesmo já sabe como ela teve início. Mas você conhece todos os significados das tradições desse evento? Caso a sua resposta seja não, confira.
Inicialmente eram usadas em tradições pagãs, onde era comemorado o solstício de verão. Depois, durante o período de cristianização na Idade Média, a fogueira passou a ser um elemento da festa de São João Batista.
Primeiro vale lembrar que no Brasil eles estão proibidos por lei. Mas, sua origem vem de Portugal. Onde na cidade do Porto eram soltos cinco balões para começar a festa de São João.
Muitos dizem que eles foram acrescentados na festa para despertar São João, aproveitando o mesmo costume que Portugal em soltar fogos. No Brasil, o destaque fica a região nordeste, sempre muito lembrada pelos fogos durante a festa.
Esse costume também veio de Portugal, onde em um mastro são colocadas três bandeirinhas na ponta superior, onde cada uma representa um santo católico. Sendo eles: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Adaptada de uma dança feita por camponeses na Idade Média, ela veio para o Brasil no século XIX. Normalmente a letra da música contém cenas engraçadas da vida rural brasileira. Mas, as letras podem ser bem distintas entre cada estado.
São as festas realizadas por igrejas ou empresas, festas que se tornam tradicionais por sua frequência todos os anos. Possuem tudo, música, comida, fogueira e brincadeiras.
Gostou da nossa série? Então, escreva para o nosso blog e conte como será a sua Festa Junina.
Tags:dicas, festa junina, fogos, história, quadrilha, tradições
Criando a sua própria fonte
Pare. Analise. Simplifique.
Entendendo nossos prazos