Depois da parte 1 e da parte 2 da série “Vamos conversar”, nesta terceira parte vamos falar sobre formas de decisão. Agora, você conhecerá cada um delas e ver como funcionam.
Por Alexandre Bigaiski
Quando você está tentando vender algo a alguém, essa pessoa (ou várias pessoas) precisa tomar uma decisão. Comprar ou não comprar? Contratar ou não contratar? E é aí que entram as formas de decisão. Cada empresa tem a sua.
Primeiramente, você precisa saber se quem decidirá pela compra ou não do seu produto será a pessoa com quem você está conversando ou se outras pessoas estarão envolvidas no processo. Se for a pessoa com a qual você está conversando, fica mais fácil. Nesse caso, seria uma decisão autocrática. A pessoa que está a sua frente decidirá a compra, somente ela deverá ser convencida da compra ou da contratação.
Outro tipo é a decisão democrática, onde normalmente o resultado é decidido através de votos das pessoas envolvidas. A maioria dos votos vence. Nesse caso, você terá de convencer todas as pessoas ou, pelo menos, a maioria delas.
Na decisão por arbitragem uma terceira pessoa decidirá a questão. Por exemplo, você está conversando com o diretor de marketing, entretanto quem decide o final da história é o presidente da empresa. Então, será solicitada a presença dele para a decisão final. Mas preste atenção, convencendo o diretor de marketing, será mais fácil. Pois, ele mesmo, que já conhece o presidente da empresa, tentará o convencer a comprar o seu produto. Claro, se ele gostar do seu produto e estiver sido convencido por você. Essa forma de decisão possivelmente até o ajude, pois você terá o apoio do diretor de marketing da empresa.
E, finalmente, temos a decisão por consenso, que é a mais difícil de ser resolvida, caso o número de envolvidos seja grande. É uma decisão que é tomada com a concordância de todos os membros, por isso ela é difícil. Na decisão por consenso você terá de convencer todos a optarem pela compra do seu produto ou contratação do seu serviço, diferentemente da decisão democrática, onde você deverá convencer somente a maioria.
Conheça o seu cliente ou futuro cliente. Saiba que tipo de decisão é aplicado no caso dele ou de sua empresa. Isso irá ajudá-lo a preparar a reunião. Mais adiante, nessa série, vamos abordar os tipos de pessoas que têm o poder de decisão, para aprofundar um pouco mais o assunto. Conhecer cada uma delas é extremamente importante.
E para terminar, vamos falar sobre a importância do outro. Existe uma lenda em que um rei, perto da morte, ofereceu um prêmio à pessoa que respondesse a essas três questões corretamente:
Ganhou o prêmio um jovem que respondeu:
Então, pense nessa lenda quando estiver conversando com alguém. Certamente será muito útil. Nunca se esqueça desta lição.
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A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.
Tags:dicas, Marketing, técnicas de vendas, vendas, vendedores
bom dia !
qual a diferença entre cartao 4×0 4×1 4×4
Olá Waldir.
O cartão 4×0 é aquele que tem as quatro cores primárias na frente do produto (CMYK: Cian, magenta, amarelo e preto) e nenhuma cor no verso.
O cartão 4×1 é o cartão que tem as quatro cores na frente e uma atrás. No nosso caso, o preto ou tons de cinza.
O cartão 4×4 possui as quatro cores tanto na frente como no verso.
Para mais detalhes sobre esse assunto, acesse este link em nossa página de Ajuda e Instruções: http://ajuda.atualcard.com.br/4×0-4×1-e-4×4.html.
Abraços e bons negócios.
Voces fazem parasol para veículos?
Estamos presisando com urgencia
nos envie orçamento de 100 unid.
pra esse mesmo e-mail
Obrigado.
Olá Valdir.
Até o momento não trabalhamos com este tipo de produto. Mas vamos guardar a sua sugestão. Obrigado.
Abraços e bons negócios.
Criatividade Mode ON
Feliz Natal!
Focando no público-alvo